A espiritualidade na Gestalt-terapia como estratégia de ajustamento criativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v35i1.1015

Resumo

Nascemos dotados de Espiritualidade como nascemos dotados de inteligência, de vontade, de sexualidade. A Espiritualidade é uma dimensão humana. É o caminho do contato pleno por meio do qual tudo pode ser ressignificado. O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo de revisão bibliográfica identificando a relação que existe entre a Gestalt-terapia com o fenômeno da espiritualidade e sua função de ajustamento criativo. A Gestalt-terapia se mostra aberta a esta interação e possui ferramentas próprias para interagir com a espiritualidade, ajudando o cliente a ajustar-se a partir desta figura tão importante no contexto existencial e cultural. A espiritualidade aparece como uma verdadeira estratégia de ajustamento na relação figura-fundo permitindo ao sujeito estabelecer um ajustamento criativo e saudável para suas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Borges

Mestre em Teologia Moral (Academia Alfonsiana, Pontifícia Academia Lateranense, Roma, Itália, 2008). Pós-graduado em Direito Matrimonial (FAJE, Belo Horizonte, 2006). Bacharel em Teologia, Faculdade de Teologia da Companhia de Jesus, Belo Horizonte, realizado no ITESC (atual FACASC, 2004). Curso em Filosofia (IFITEME, Ponta Grossa, PR, 1999). Professor de Filosofia e Ensino religioso nas escolas: Rogacionista, Cristo Rei e SATC. Coordenador de Pastoral, Colégio Marista, Criciúma; Graduado em Psicologia (ESUCRI, Criciúma, 2019).

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Borges, A. (2020). A espiritualidade na Gestalt-terapia como estratégia de ajustamento criativo. Revista Encontros Teológicos, 35(1). https://doi.org/10.46525/ret.v35i1.1015