Bioética aos 40 anos: O encontro de um credo, com um imperativo e um princípio

Autores

  • Leo Pessini

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v29i1.126

Resumo

Resumo: Este artigo faz uma incursão nas origens históricas da bioética resgatando historicamente
três protagonistas importantes. Um mais conhecido e reconhecido, Van Rensselaer Potter
nos EUA e o outro completamente desconhecido e que somente muito recentemente temos
notícia, em 1997, trata-se do filósofo, teólogo, pastor e educador alemão Friz Jahr. Ficamos
sabendo que A expressão Bioética, foi utilizada pela primeira vez por Fritz Jahr, na Alemanha,
em 1926 e 1927 num artigo publicado na revista científica Kosmos, intitulado “Bioética: uma
revisão do relacionamento ético dos humanos em relação aos animais e plantas”. Jahr ampliou
o conceito do imperativo Kantiano e propõe o Imperativo Bioético “respeite todo ser vivo, como
princípio e fim em si mesmo e trate-o, se possível enquanto tal”. O conceito de bioética de Fritz
Jahr inclui, além do ser hu¬mano, todas as formas de vida. O terceiro protagonista na fase
inicial do surgimento da bioetica e Hans Jonas, filósofo judeu-alemão, que vai elaborar o seu
principio da responsabilidade, pensando e elaborando uma ética frente ao domínio crescente
da civilização tecnico-cientifica. A expressão Bioética ganhou certificado de nascimento e se
consolida nos EUA durante os anos 70 e depois é “exportada” para o mundo, a partir dos anos
80 do século passado, a partir dos trabalhos de Van Rensselaer Potter e mais a fundação do
Instituto Kennedy de Bioética (1971) junto à Georgetown University em Washington, DC.

Abstract: The article sets out by making a research in documents dealing with the historical
origins of bio-ethics in order to restore to the front page three important protagonists. One of
them is Van Rensselaer Potter from the USA, well known and duly appreciated, while the other
is completely unknown, and only recently we have received news about him, in 1997. His name
is Fritz Jahr, from Germany, a philosopher, theologian, pastor, and pedagogue. He is known as
having used for the first time the term Bio-ethics in an article entitled “Bio-ethics: a revision of an
ethical relationship between humans, flora and fauna”, published in the scientific journal Kosmos,
in 1926 and 1927 in Germany. Jahr amplified the Kantian concept of the categorical imperative of
Kant by proposing the bio-ethical imperative: “respect every living being, in principle and finality
in itself and treat it, if possible, as such”. The bio-ethical concept of Fritz Jahr includes as well
in addition to the human being, all forms of life. The third protagonist in the initial phase of the
origin of bio-ethics is Hans Jonas, a German philosopher of Jewish descent who is going to work
out the principle of responsibility, laying the basis of thought and developing the science of ethics
in confrontation with the growing domination of the technical and scientific civilization. The term
bio-ethics acquired its birth certificate and was consolidated in the USA during the years of the
70ties and afterwards was “exported” to the rest of the world since the years of the 80ties of the
last century in the works published by Van Rensselaer Potter as well as the foundation of the
Kennedy Institute of Bio-ethics at Georgetown University in Washington, DC.

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Publicado

2016-10-24

Como Citar

Pessini, L. (2016). Bioética aos 40 anos: O encontro de um credo, com um imperativo e um princípio. Revista Encontros Teológicos, 29(1). https://doi.org/10.46525/ret.v29i1.126