Mulheres visionárias e apóstolas:instrumentos do Divino para a transformação da Igreja e da sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v35i1.1598

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo traçar uma linha que entrelaça a atuação da mulher, sua inclusão ou não no contexto em que se encontra e a relevância da missão de se fazer visível na historiografia oficial. O texto busca abordar como a atuação, missão, exclusão e apagamento das mulheres nos diversos contextos sociais e eclesiásticos têm interfaces e profundo enraizamento nos textos bíblicos, sendo fruto de uma determinada hermenêutica. Com o auxílio de passagens bíblicas o texto aponta para um necessário cuidado hermenêutico, com a escolha dos textos e textos retirados de contexto. Ainda, o necessário cuidado que é preciso ter em não relativizar a exclusão das mulheres de campos de atuação, com justificativas que já não cabem na contemporaneidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Cristina Weissheimer, Instituto Junguiano de Santa Catarina-IJUSC

Mestre em Ciências da Religião (UMESP-Universidade Metodista de São Paulo/São Bernardo do Campo/SP). Especialista de Psicologia Analítica (Instituto Junguiano de Santa Catarina e UNISOCIESC, Florianópolis/SC). Bacharel em Teologia (Faculdades EST, São Leopoldo/RS). Bacharel em Psicologia (Faculdade CESUSC, Florianópolis/SC.). Autora de ‘Quando a vida dói’ (Editora Sinodal); ‘Eu vi tuas lágrimas’ (4 edições pela Ed. Sinodal, 5ª edição pela Editora Kiron); ‘Escolhas’ (Editora Oikos, edição esgotada); ‘Eu creio na ressurreição’ (CEBI).

Referências

Referências Bibliográficas

BIDEGAIN, Ana Maria. (org) Mulheres: autonomia e controle religioso na América latina. Petrópolis: Vozes; CEHILA, 1996.

DOMEZI, Maria Cecília. Mulheres no Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus. 2016.

FLORESTA, Nísia. Direitos das mulheres e injustiça dos homens. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FIORENZA, Elisabeth S. As origens cristãs a partir da mulher – uma nova hermenêutica. São Paulo: Paulinas, 1992.

______________________ Caminhos da Sabedoria. Uma interpretação bíblica feminista. Tradução: Monica Ottermann. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2009.

PAPA João XXIII, Sumo Pontífice. Carta Encíclica Pacem Terris. Santa Sé, 1963. Acesso:http://www.vatican.va/content/john-xxiii/pt/encyclicals/documents/hf_j-xxiii_enc_11041963_pacem.pdf

REIMER, Ivoni Richter. Maria, Jesus e Paulo com as mulheres: textos interpretações e histórias. São Paulo: Paulus, 2013.

TAMEZ, Elza. As mulheres no movimento de Jesus, o Cristo. São Leopoldo/RS: Sinodal, Clai, 2004.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Weissheimer, V. C. (2020). Mulheres visionárias e apóstolas:instrumentos do Divino para a transformação da Igreja e da sociedade. Revista Encontros Teológicos, 35(1). https://doi.org/10.46525/ret.v35i1.1598

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)