A personagem de Noemi no livro de Rute

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v35i1.1599

Resumo

O presente artigo, a partir de uma abordagem narrativa do livro de Rute, analisa como o narrador, no desenvolvimento do texto, constrói seus personagens. Analisa de forma particular a personagem Noemi, que, imigrando da terra de Israel para uma terra estrangeira com toda a sua família, é surpreendida pela morte do esposo e dos filhos. Sua nora, Rute, estrangeira, não a abandona, mas a acompanha no retorno à terra de Israel, Belém (terra do pão). Ali, Rute reconquista sua dignidade casando-se com Booz, um parente próximo de seu esposo morto, conforme a lei do levirato. Noemi, por sua vez, encontra na solidariedade da sua nora a possibilidade de passar de uma vida de “amargura”, marcada pela morte e pela fome, para uma vida de dignidade e “descendência”. A marca da astúcia, da ousadia e da coragem destas duas grandes mulheres, Noemi e Rute, iluminam a luta por dias melhores dos mais marginalizados da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Roberto Buss, Faculdade Dehoniana

Doutorando em Teologia pela PUC-SP. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontificia Università Gregoriana de Roma (2013). Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté-SP (2007). Licenciatura em Filosofia pela FEBE – Fundação Educacional de Brusque-SC (2001). Professor de Teologia Bíblica e Teologia Fundamental na Faculdade Dehoniana de Taubaté-SP.

Referências

ALTER, Robert, L’arte della narrativa biblica, Brescia: Queriniana, 1990.

D’ANGELO, Cristiano, Il libro di Rut: La forza delle donne. Commento teologico e letterario, Bologna: EDB, 2004.

NICCACCI, Alviero; PAZZINI, Massimo, Il rotolo di Rut. Analisi del testo ebraico, Milano: Edizioni Terra Santa, 2011.

SCAIOLA, Donatella, Rut. Nuova versione, introduzione e commento, Milano: Paoline, 2009 (I libri biblici. Primo Testamento 23).

SKA, Jean L., Il libro sigillato e il libro aperto, Bologna: EDB, 2005.

SONNET, Jean P., L’alleanza della lettura. Questioni di poetica narrativa nella Bibbia ebraica, Roma: San Paolo, 2011 (Lectio 1).

BAUKS, Michaela; NIHAN, Christophe (eds). Manuale di esegesi dell’Antico Testamento, Bologna: EDB, 2010.

VIGNOLO, Roberto, Personaggi del Quarto Vangelo. Figure della fede in San Giovanni, Milano 2010.

WÉNIN, André, El libro de Rut: Aproximación narrativa, Navarra: Editorial Verbo Divino, 2003 (Cuadernos bíblicos 104).

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Buss, C. R. (2020). A personagem de Noemi no livro de Rute. Revista Encontros Teológicos, 35(1). https://doi.org/10.46525/ret.v35i1.1599

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)