São João da Cruz e Raul Seixas: diálogos entre poesia e teologia

Emerson Sbardelotti

Resumo


Dentro das categorias da Música Popular Brasileira, o Rock Brasileiro tem um antes e um depois de Raul Seixas, ele é tido por muitos como o inventor do rock brasileiro. A inquietude de sua música, a beleza de suas letras, que beiram à profecia, construídas a partir de intuições de alguém que analisa a realidade sem abrir mão de ser fiel ao que está experimentando, auscultando e enxergando. Neste artigo busco apresentar uma reflexão entre a letra da canção Água Viva, do álbum Gita, com o poema de São João da Cruz: Cantar da Alma que se regozija de conhecer a Deus pela Fé; tento entender como um artista popular pode ser útil e necessário para uma Teologia em diálogo com a Poesia e com a Literatura. Esse mistério divino é seu aliado na busca da felicidade. Ao cantar uma mensagem profundamente permeada de vida, em uma realidade de morte.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubem A. O Poeta, o Guerreiro, o Profeta. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.

CALVANI, Carlos Eduardo B. Teologia e MPB. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

CODINA, Victor. Nuevos desafíos de la Teología de la Liberación. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 48, n. 2, p. 229-243, mai./ago. 2016.

MANZATTO, Antonio. Teologia e Literatura – reflexão teológica a partir da antropologia contida nos romances de Jorge Amado. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

MANZATTO, Antonio. Teologias e Literaturas 6 – Certas Canções: Música Popular Brasileira. São Paulo: Fonte Editorial, 2019.

PAULINAS. São João da Cruz. Disponível em . Acesso em: 03 Jun. 2019.

SARTRE, Jean-Paul. O que é Literatura? ed.rev.amp. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

SBARDELOTTI, Emerson. A Opção pelos Pobres na Poesia de Patativa do Assaré. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.

SEVERIANO, Jairo. MELLO, Zuza Homem de. A Canção no Tempo – 85 anos de músicas brasileiras – vol. 2: 1958-1985. 6.ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

SILVA, Dora Ferreira da. A Poesia Mística de San Juan de la Cruz. São Paulo: Cultrix, 1984.

TAVARES, Ana Helena. Um Bispo contra todas as cercas – a vida e as causas de Pedro Casaldáliga. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.




DOI: https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1600

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Encontros Teológicos

ISSN 2525-846X


Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.