A configuração da família na contemporaneidade

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

Resumo


A realidade atual da família passa por uma grande transformação. A mulher, alicerce e grande protetora do lar, assume, também, a função de geradora de renda e propagadora dos bens materiais e imateriais. Algumas considerações a respeito da família contemporânea que advém do campo das ciências humanas, especialmente da filosofia, da psicologia e da sociologia, uma vez que a teologia moral cristã não se dá em detrimento ou em concorrência com as diversas maneiras como a realidade da família se desenha no cenário de nossas sociedades e culturas atuais. Procuraremos dar quatro passos. 1. apresentar a configuração da família no contexto da cultura contemporânea; 2. apontar para a novidade que elas aportam bem como as dificuldades que elas apresentam para a família; 3. A realidade de mulher com as novas configurações familiares; 4. apresentar como o matrimônio tem sido encarado pela família cristã e como a família se vê desafiada pelo caráter sacramental do casamento.


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Ana Cecília de Sousa. et al. Conversando com famílias: crise, enfrentamento e novidade. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo; CARVALHO, Ana M. A. Família, subjetividade, vínculos. São Paulo: Paulinas, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BELLO, Angela Ales. Família e intersubjetividade. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo; CARVALHO, Ana M. A. Família, subjetividade, vínculos. São Paulo: Paulinas, 2007.

BIASSOLI-ALVES, Zilda Maria Mendes; MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo. Repensando as questões da tolerância e dos direitos humanos vinculados à família. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo; CARVALHO, Ana M. A. Família, subjetividade, vínculos. São Paulo: Paulinas, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Apêndice. O espírito de família. In: Razões práticos: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

CASTELLS, Manuel. O fim do patriarcalismo: movimentos sociais, família e sexualidade na era da informação. In: ______. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FAMÍLIA EM QUESTÃO. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 47, n. 131, jan./abr. 2015, Editorial.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia sobre o amor na família. São Paulo: Paulinas, 2016. (AL)

GOLDANI, Ana Maria. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2017

MELINA, Livio. Família: teologia, pastoral e ética. São Paulo: Loyola, 2015.

MILLEN, Maria Inês de Castro. Novas configurações familiares: desafios para a Doutrina Social da igreja. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MANZINI, Rosana. Magistério e doutrina social da Igreja: continuidade e desafios. São Paulo: Paulinas, 2016.

PETRINI, João Carlos; FORNASIER, Rafael Cerqueira. Família: caminho da sociedade e da Igreja. São Paulo: Loyola, 2015.

ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Orientações educativas sobre o amor humano. Linhas gerais para uma educação sexual. Disponível em: . Aceso em: 23 jun. 2017.

SÍNODO DOS BISPOS. III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização. Relatio Synodi (18 de Outubro de 2014), n. 2. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2020.

SÍNODO DOS BISPOS. XIVª Assembleia Geral Ordinária, com o tema: A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, Relatio Finalis. São Paulo: Paulinas, 2016.

SOUZA, Waldir; RIBEIRO, Cesar Leandro. Desafios éticos, sociais e pastorais no contexto da família: Uma reflexão a partir do Instumentum Laboris da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Teocomunicação Porto Alegre, v. 45, n. 1, jan.-abr. 2015.

WIRTH, Noeme de Matos. As novas configurações da família contemporânea e o discurso religioso. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10, 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis, 2013. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2017.

ZACHARIAS, Ronaldo. Novas configurações familiares: Muito mais do que “situações irregulares”. In: ______; MANZINI, Rosana. Magistério e doutrina social da Igreja: continuidade e desafios. São Paulo: Paulinas, 2016.




DOI: https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1603

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Encontros Teológicos

ISSN 2525-846X


Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.