A configuração da família na contemporaneidade

Autores

  • Robson Ribeiro de Oliveira Castro Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1603

Resumo

A realidade atual da família passa por uma grande transformação. A mulher, alicerce e grande protetora do lar, assume, também, a função de geradora de renda e propagadora dos bens materiais e imateriais. Algumas considerações a respeito da família contemporânea que advém do campo das ciências humanas, especialmente da filosofia, da psicologia e da sociologia, uma vez que a teologia moral cristã não se dá em detrimento ou em concorrência com as diversas maneiras como a realidade da família se desenha no cenário de nossas sociedades e culturas atuais. Procuraremos dar quatro passos. 1. apresentar a configuração da família no contexto da cultura contemporânea; 2. apontar para a novidade que elas aportam bem como as dificuldades que elas apresentam para a família; 3. A realidade de mulher com as novas configurações familiares; 4. apresentar como o matrimônio tem sido encarado pela família cristã e como a família se vê desafiada pelo caráter sacramental do casamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Ribeiro de Oliveira Castro, Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis (RJ)

Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
Professor de Teologia do Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis (RJ)

Referências

BASTOS, Ana Cecília de Sousa. et al. Conversando com famílias: crise, enfrentamento e novidade. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo; CARVALHO, Ana M. A. Família, subjetividade, vínculos. São Paulo: Paulinas, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BELLO, Angela Ales. Família e intersubjetividade. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo; CARVALHO, Ana M. A. Família, subjetividade, vínculos. São Paulo: Paulinas, 2007.

BIASSOLI-ALVES, Zilda Maria Mendes; MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo. Repensando as questões da tolerância e dos direitos humanos vinculados à família. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campo; CARVALHO, Ana M. A. Família, subjetividade, vínculos. São Paulo: Paulinas, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Apêndice. O espírito de família. In: Razões práticos: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

CASTELLS, Manuel. O fim do patriarcalismo: movimentos sociais, família e sexualidade na era da informação. In: ______. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FAMÍLIA EM QUESTÃO. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 47, n. 131, jan./abr. 2015, Editorial.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia sobre o amor na família. São Paulo: Paulinas, 2016. (AL)

GOLDANI, Ana Maria. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1681/1664>. Acesso em: 27 fev. 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=6&op=0&vcodigo=FED304&t=tipos-familia>. Acesso em: 13 jun. 2017

MELINA, Livio. Família: teologia, pastoral e ética. São Paulo: Loyola, 2015.

MILLEN, Maria Inês de Castro. Novas configurações familiares: desafios para a Doutrina Social da igreja. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MANZINI, Rosana. Magistério e doutrina social da Igreja: continuidade e desafios. São Paulo: Paulinas, 2016.

PETRINI, João Carlos; FORNASIER, Rafael Cerqueira. Família: caminho da sociedade e da Igreja. São Paulo: Loyola, 2015.

ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Orientações educativas sobre o amor humano. Linhas gerais para uma educação sexual. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19831101_sexual-education_po.html>. Aceso em: 23 jun. 2017.

SÍNODO DOS BISPOS. III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização. Relatio Synodi (18 de Outubro de 2014), n. 2. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/synod/documents/rc_synod_doc_20141018_relatio-synodi-familia_po.html>. Acesso em: 20 fev. 2020.

SÍNODO DOS BISPOS. XIVª Assembleia Geral Ordinária, com o tema: A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, Relatio Finalis. São Paulo: Paulinas, 2016.

SOUZA, Waldir; RIBEIRO, Cesar Leandro. Desafios éticos, sociais e pastorais no contexto da família: Uma reflexão a partir do Instumentum Laboris da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Teocomunicação Porto Alegre, v. 45, n. 1, jan.-abr. 2015.

WIRTH, Noeme de Matos. As novas configurações da família contemporânea e o discurso religioso. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10, 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis, 2013. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/>. Acesso em: 07 jun. 2017.

ZACHARIAS, Ronaldo. Novas configurações familiares: Muito mais do que “situações irregulares”. In: ______; MANZINI, Rosana. Magistério e doutrina social da Igreja: continuidade e desafios. São Paulo: Paulinas, 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Castro, R. R. de O. (2020). A configuração da família na contemporaneidade. Revista Encontros Teológicos, 35(2). https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1603

Edição

Seção

Artigos Diversos