Literatura teológica do Período Intertestamentário: os livros deuterocanônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1606

Resumo

Este artigo trata dos livros deuterocanônicos, que surgiram no Período Intertestamentário, ou seja, o intervalo transcorrido entre o último livro do Antigo Testamento, o do profeta Malaquias, e o primeiro livro do Novo Testamento, o Evangelho segundo Mateus. A Bíblia hebraica não os acolheu, apenas a Septuaginta e a Vulgata, razão pela qual a literatura cristã dos primeiros séculos faz numerosas referências a eles. Tais livros revelam detalhes históricos e aspectos teológicos importantes da época em que foram produzidos. Por conseguinte, os livros deuterocanônicos, objeto deste estudo, devem ser tomados em consideração quando se intenta reconstituir a história de Israel nos séculos que antecederam o nascimento de Jesus. Palavras-chave: Período Intertestamentário. Livros deuterocanônicos. Septuaginta. Vulgata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nirio de Jesus Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Estudos da Tradução, com ênfase na tradução do texto bíblico (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018). Com pós-graduação lato sensu em Sagrada Escritura (Centro Universitário Claretiano, 2015). Licenciado e bacharel em Letras – Língua Inglesa (Universidade Federal de Santa Catarina, 2014).

E-mail: njmoraes.letras@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1840814012809936

Downloads

Publicado

2020-08-06

Como Citar

de Jesus Moraes, N. (2020). Literatura teológica do Período Intertestamentário: os livros deuterocanônicos. Revista Encontros Teológicos, 35(2). https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1606

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)