Poesia: a arte da sedução da palavra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1618

Resumo

Trata-se de um livro recomendado para estudantes e professores de quaisquer áreas do conhecimento. O livro traz, em si, a riqueza da novidade e da sensibilidade para um existir seduzido pela palavra e pelo Amor. Aponta para o encantamento da existência presente na obra do Criador pela Palavra. Há que se concordar com o Padre Rodrigo Piola, quando escreve no seu prefácio: “Assim seja o efeito desta obra para o leitor: permitir que a palavra lavre o terreno do coração, da alma e do espírito, trazendo de dentro para fora os elementos que ajudarão na transformação, no nascimento e na renovação de um ser humano novo” (p.15). Esse novo se dará no encontro com a poesia, que, segundo Flávia Mazzo, ela é Deus que existe no ser humano, quando o mesmo Deus permite ser encontrado. E é tudo que Deus quer: ser encontrado e acolhido pelo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, PUC-SP

Pós-doutorado em Filosofia (UFPR); Pós-doutorado em Educação (PUC-Campinas). Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Doutorando em Filosofia (UFPR). Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Bacharel em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Bacharel em Teologia, pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2007). Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Membro de diversas sociedades de pesquisa tais como: Sociedade Latinoamericana de Filosofia de lá Educación (ALFE). Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA). É Revisor de Periódicos científicos. Docente da Faculdade de Teologia da PUCSP com a função de coordenador na graduação. Tem pesquisado sobre Revelação Divina hoje a partir da Teologia da Revelação de Torres Queiruga. Pesquisa também sobre Os Desafios da Formação Humana Integral na perspectiva de Paul Ricoeur e Papa Francisco. É integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP.

Danilo Eduardo Vieira, PUC-SP

Licenciado em Filosofia (PUC-Campinas. Bacharelando em Teologia PUC-SP. Assessor de Pastorais do curso de Extensão em Ensino Religioso da PUC-SP. Seminarista da Diocese de Registro/SP.

Referências

MAZZO, Flávia Taveira de Ataíde. Poesia: a arte da sedução da palavra. 1a ed. Curitiba: Appris, 2020, 123 p.

Downloads

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Nobre, J. A., & Vieira, D. E. (2020). Poesia: a arte da sedução da palavra. Revista Encontros Teológicos, 35(2). https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1618