Ad sustendam propriam vitam: Uma interpretação contemporânea de fundamentos tomistas para uma “teologia das políticas públicas”
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v35i3.1625Resumo
Usando como eixo articulador o conceito de justiça distributiva obra de Tomás de Aquino, este trabalho pretende apresentar uma fundamentação epistemológica para uma teologia das políticas públicas. A reflexão se apresenta em dois momentos. No primeiro indicamos o lugar da teologia na intersecção com outros saberes, como a sociologia e a filosofia política, na construção de um conceito de políticas públicas. Em seguida analisamos a tipificação da justiça e dos conceitos de direito e necessidade como apresentada na Segunda Seção da Segunda Parte da Suma Teológica como fundamentos para a reflexão teológica no campo da Doutrina Social e sua contribuição para a sociedade.
Downloads
Referências
AGUM, Ricardo; et al. Políticas públicas: conceitos e análise em revisão. In: Agenda Política, v. 3, n. 2, p. 12-42, 2015. Disponível em: http://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/67 . Acesso em: 01/09/2019
FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. In: Planejamento e políticas públicas, n. 21, 2009. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/89 . Acesso em 01/09/2019.
RAMPAZZO, Lino; NAHUR, Március Tadeu Maciel. Princípios éticos e jurídicos em São Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus, 2015
TOMÁS de Aquino. Suma Teológica. II seção da II parte. Vol. 6. São Paulo: Edições Loyola, 2005