A Doutrina Social no Magistério de Francisco
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v36i1.1653Resumo
A Doutrina Social da Igreja apresenta orientações de como viver o Evangelho nas relações sociais e com todas as criaturas, propondo ações concretas para a construção da paz e da justiça nas relações entre pessoas, povos e nações. Francisco com o seu magistério social contribui de modo significativo para superar as dificuldades que o mundo enfrenta para afirmar a dignidade da vida humana e de toda a criação. O presente artigo aborda alguns temas sociais no magistério de Francisco, que compõem a doutrina social da Igreja num modo bem próprio do seu pontificado. A metodologia adotada neste artigo consiste em uma pesquisa qualitativa. As fontes primordiais são os documentos emanados pelo papa Francisco e comentários a respeito em livros e artigos científicos. A perspectiva da análise é a teologia conciliar e latino-americana. A conclusão é que Francisco, inserido na história atual da humanidade e atento às suas múltiplas questões, desenvolve processos que, fundamentados na fé cristã, incidem na vida das pessoas e dos povos, convocando ao encontro e diálogo que possibilita cooperação para transformar o que não condiz com a vida na dignidade, na justiça e na paz, condições para a fraternidade universal.
Downloads
Referências
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Nova edição renovada e ampliada. São Paulo: Paulus, 2015.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição pastoral “Gaudium et spes”. In: COMPÊNDIO DO CONCÍLIO VATICANO II. Constituições, Decretos, Declarações. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2018, pp. 143- 256.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do episcopal Latino-Americano e do Caribe. Brasília/São Paulo: Edições CNBB/Paulus/Paulinas, 2007.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Fratelli Tutti. São Paulo: Editora Paulinas, 2020. p. 209.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si. São Paulo: Editoras Paulus e Loyola, 2015. p. 142.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium. São Paulo: Editoras Paulus e Loyola, 2014. p. 165.
MAÇANEIRO, Marcial. A ecologia e o ensino social da Igreja: inscrição e alcances de um paradigma. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MANZINI, Rosane (orgs.). Magistério e doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2016, p. 230-283.
MAÇANEIRO, Marcial. Ecologia, fé e justiça social: Para uma recepção da encíclica ‘Laudato si’ de Papa Francisco. Medellín, Bogotá. v. 41. nº 163, p. 435-460. set./dez. 2015.
MAÇANEIRO, Marcial. Vozes do sul na encíclica Laudato si’: Fontes e temas. Pistis & Praxis - Teologia e Pastoral. Curitiba, v.8 . nº 3, p. 715-760. set./dez. 2016.
MARTINS, Alexandre Andrade. Doutrina Social da Igreja e Teologia da Libertação: diferentes abordagens. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MANZINI, Rosane (orgs.). Magistério e doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2016, p. 50-82.
MURAD, Afonso. Laudato Si e a Ecologia Integral. Um novo capítulo da Doutrina Social da Igreja. Medellín, Bogotá. v. 43. nº 168, p. 469-494. mai./ago. 2017.
PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html. Acesso em: 08 jan. 2021.
STRINGHINI, Pedro Luiz. Apresentação. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MANZINI, Rosane (orgs.). Magistério e doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2016, p. 5-7.
WOLFF, Elias. Igreja em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2018.