Da comunidade eclesial ao Pacto Educativo Global: coordenadas pastorais no combate ao analfabetismo funcional

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DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1661

Resumo

À luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (n. 24); da Encíclica Fratelli Tutti (nº. 35; 77; 97; 109; 114; 167; 180; 187; 204) em que é ressaltada, a partir da crise sanitária devida à Pandemia do COVID-19, a redução gradativa de investimentos na área da saúde e da educação; do Pacto Educativo Global (Global Compact on Education), convocado pelo Papa Francisco – este trabalho visa a apresentar, o histórico, os fundamentos teológico-pastorais e a metodologia do Projeto de Alfabetização e Letramento Sementes do Saber. Tal projeto, fomentando uma rede de solidariedade entre comunidade eclesial, escola, família e universidade, própria às exigências da pastoral urbana, visa a pensar uma saída para a condição de analfabeto funcional à qual estão fadados crianças e adolescentes, cujos pais, em situação de vulnerabilidade social, são eles próprios carentes de uma educação formal e cidadã.

 

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Biografia do Autor

Edélcio Serafim Ottaviani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) (UCL-LLN - 1996) e mestre em Teologia pela PUC-SP (2013). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP. Linha de Pesquisa: Reflexão Teológica sobre a Prática Cristã.  Líder do Grupo de Pesquisa José Comblin da PUC-SP (GPJC).

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Ottaviani, E. S. (2021). Da comunidade eclesial ao Pacto Educativo Global: coordenadas pastorais no combate ao analfabetismo funcional. Revista Encontros Teológicos, 36(3). https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1661

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)