Educar com sabedoria e amor, lançando sementes de fraternidade

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DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1682

Resumo

O presente estudo investiga o tema da educação privilegiando o texto da Campanha da Fraternidade de 2022 [CF-2022], publicado pela CNBB, bem como coteja outros autores sobre o assunto. Dedica a primeira parte ao texto da CF-2022, destacando o tema e o lema escolhidos, bem como indicando o caminho pedagógico apresentado, baseado no “escutar”, “discernir” e “agir”, apresentado como um retrato da pedagogia de Jesus, o educador por excelência. Na segunda parte, detém-se na educação enquanto desenvolvimento ético-crítico. Destaca o papel da educação enquanto promotora de sujeitos de transformação pelo caminho da ética e pelo despertar crítico. De modo transversal, subjaz uma visão integral do ser humano, que permeia todo o itinerário pedagógico.

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Biografia do Autor

Nilo Agostini, Ordem dos Frades Menores (OFM)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio na Escola de Altos Estudos de Paris, concluído em 2018. Doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França, concluído em 1989. Foi professor, entre outras, em instituições como o Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, a PUC-Rio, a USF com sede em Bragança Paulista. Hoje, é professor colaborador da FACASC. Autor de quase duas dezenas de livros, várias dezenas de artigos publicados em periódicos especializados e bom número de participações em obras coletivas. E-mail: nilo.agostini@gmail.com. ORCID: https:// orcid.org/0000-0001-5657-8651

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Agostini, N. (2021). Educar com sabedoria e amor, lançando sementes de fraternidade. Revista Encontros Teológicos, 36(3). https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1682

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)