Pedagogia da alteridade e escola enquanto experiência de amor à vida e ao mundo.

Autores

  • Adecir Pozzer Fundação Universidade de Blumenau (FURB) Secretaria de Estado da Educação (SED)

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1683

Resumo

A escola tem se constituído, ao longo da história, enquanto tempo/espaço de experiências de aprendizagens por proporcionar o cultivo de um tempo livre das determinações do cotidiano, oportunizando experiências da e com a outridade, consigo mesmo e com o mundo. Frente às inúmeras acusações relacionadas à escola e as tentativas de instrumentalizá-la por interesses alheios à sua finalidade, este artigo apresenta algumas reflexões que dizem respeito à sua importância na formação das atuais e novas gerações, tendo em vista o cuidado da vida em suas múltiplas expressões e coletividades. A metodologia adotada é bibliográfica e em perspectiva hermenêutica, pois compreendemos que toda reflexão em torno da educação possui sempre um caráter ensaístico e inaugural. Com isso, consideramos que uma pedagogia da alteridade oportuniza, aos estudantes, experiências de amor à vida e ao mundo.

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Biografia do Autor

Adecir Pozzer, Fundação Universidade de Blumenau (FURB) Secretaria de Estado da Educação (SED)

Área de Educação e Ciências Humanas

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Pozzer, A. (2021). Pedagogia da alteridade e escola enquanto experiência de amor à vida e ao mundo. Revista Encontros Teológicos, 36(3). https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1683

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)