Pedagogia da alteridade e escola enquanto experiência de amor à vida e ao mundo.
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1683Resumo
A escola tem se constituído, ao longo da história, enquanto tempo/espaço de experiências de aprendizagens por proporcionar o cultivo de um tempo livre das determinações do cotidiano, oportunizando experiências da e com a outridade, consigo mesmo e com o mundo. Frente às inúmeras acusações relacionadas à escola e as tentativas de instrumentalizá-la por interesses alheios à sua finalidade, este artigo apresenta algumas reflexões que dizem respeito à sua importância na formação das atuais e novas gerações, tendo em vista o cuidado da vida em suas múltiplas expressões e coletividades. A metodologia adotada é bibliográfica e em perspectiva hermenêutica, pois compreendemos que toda reflexão em torno da educação possui sempre um caráter ensaístico e inaugural. Com isso, consideramos que uma pedagogia da alteridade oportuniza, aos estudantes, experiências de amor à vida e ao mundo.
Downloads
Referências
ALVES, Marcos Alexandre. Pedagogia da alteridade: o ensino como acolhimento ético do outro e condição crítica do saber. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
CERTEAU, Michel. de. A invenção do cotidiano. 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FABRI, Marcelo. Desencantando a ontologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.
GADAMER, Hans-George. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3. ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.
LEVINAS, Emmanuel. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1980.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MÈLICH, Joan Carles; BÁRCENA, Fernando. La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Barcelona, Paidós, 2000.
POZZER; Adecir; POZZER, Suzan Alberton. Suspensão como possibilidade ao ensino religioso não confessional. In: CECCHETTI, Elcio; SIMONI, Josiane Crusaro. Ensino Religioso não confessional: múltiplos olhares. São Leopoldo: Oikos, 2019.
SIDEKUM, Antonio (Org.). Interpelação ética. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003.