Educação para a fraternidade: contribuições do Ensino Religioso não confessional

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DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1689

Resumo

Em um cenário polarizado politicamente e demarcado pelo crescimento das desigualdades e da exclusão social, a Campanha da Fraternidade de 2022 traz à reflexão o tema da “fraternidade e educação”. Com isso, a CNBB, em sintonia com a Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, defende uma formação para a vida fraterna e para a cidadania. Nesse contexto, a oferta do Ensino Religioso pode contribuir para o aprendizado da convivência fraterna entre os diferentes e as diferenças. Assim, o trabalho objetiva explicitar a proposta pedagógica do Ensino Religioso não confessional, destacando suas possíveis contribuições para uma educação para fraternidade. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico e documental. A análise concluiu que educar para a fraternidade implica reconhecer a diversidade religiosa, para que seja possível fomentar o diálogo fraterno entre as distintas perspectivas religiosas e não religiosas.

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Biografia do Autor

Elcio Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Mestrado em Educação da UNOCHAPECÓ.

Neuzair Peiter Cordeiro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestra em Educação e licenciada em História e Ciências da Religião pela Unochapecó. Professora de Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Chapecó/SC.

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Cecchetti, E., & Cordeiro, N. P. (2021). Educação para a fraternidade: contribuições do Ensino Religioso não confessional. Revista Encontros Teológicos, 36(3). https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1689

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)