Educação para a fraternidade: contribuições do Ensino Religioso não confessional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1689

Resumo

Em um cenário polarizado politicamente e demarcado pelo crescimento das desigualdades e da exclusão social, a Campanha da Fraternidade de 2022 traz à reflexão o tema da “fraternidade e educação”. Com isso, a CNBB, em sintonia com a Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, defende uma formação para a vida fraterna e para a cidadania. Nesse contexto, a oferta do Ensino Religioso pode contribuir para o aprendizado da convivência fraterna entre os diferentes e as diferenças. Assim, o trabalho objetiva explicitar a proposta pedagógica do Ensino Religioso não confessional, destacando suas possíveis contribuições para uma educação para fraternidade. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico e documental. A análise concluiu que educar para a fraternidade implica reconhecer a diversidade religiosa, para que seja possível fomentar o diálogo fraterno entre as distintas perspectivas religiosas e não religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcio Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Mestrado em Educação da UNOCHAPECÓ.

Neuzair Peiter Cordeiro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestra em Educação e licenciada em História e Ciências da Religião pela Unochapecó. Professora de Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Chapecó/SC.

Referências

BAPTISTA, P. A. N.; SIQUEIRA, G. do P. O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-522, jan./abr. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. A educação é a base. Brasília/DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 05 nov. 2021.

CANDAU, V. M. Interculturalidade e educação escolar. In: CANDAU, V. M. (Org.) Reinventar a Escola. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CECCHETTI, E.; POZZER, A. Entre fechamentos e aberturas: o Ensino Religioso no currículo escolar. In: POZZER, A. et al. (org.). Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015.

CECCHETI, E.; SANTOS, A. V. dos. O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas. Acta Scientiarum, Maringá (PR), v. 38, n. 2, p. 131-141, abr./jun., 2016.

CNBB. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Experiência piloto que deu origem à campanha da fraternidade teve início em 1961. Brasília: 2019. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/experiencia-piloto-que-deu-origem-a-campanha-da-fraternidade-teve-inicio-em-1961-em-natal-rn/. Acesso em: 05 nov. 2021.

CNBB. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Campanha da fraternidade 2022: texto-base. Brasília: Edições CNBB, 2021.

FELÍCIO, H. M. dos S. Análise curricular da escola de tempo integral na perspectiva da educação integral. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-18, abr. 2012.

FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli Tutti do santo padre Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2020. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.pdf. Acesso em Acesso em: 05 nov. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HOLMES, M. J. T.; BARCELLOS, L. A. O Ensino Religioso na Proposta Curricular do estado da Paraíba (PCPB): resistência e perspectivas. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 523-536, jan./abr. 2021.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Cecchetti, E., & Cordeiro, N. P. (2021). Educação para a fraternidade: contribuições do Ensino Religioso não confessional. Revista Encontros Teológicos, 36(3). https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1689

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)