Reflexões sobre governança corporativa à luz da Encíclica "Laudato Si"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v38i1.1771

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir acerca do modo de governança corporativa que seria mais apropriado para fins de implementação das preconizações da encíclica Laudato Si’, notadamente em matéria de desenvolvimento sustentável e integral. A fim de lograr tal intento, o estudo emprega procedimentos inerentes às pesquisas bibliográfica e documental, e recorre, sobretudo, a produções nas áreas de Administração e Teologia. As análises realizadas permitem constatar que a encíclica Laudato Si’ dificilmente encontraria acolhida e suporte no modo dominante de governança corporativa, que é de natureza financeira e procura, principalmente, maximizar a riqueza dos acionistas. É, então, no modo de governança corporativa orientada às partes interessadas ou stakeholders que se vislumbra um caminho para que a referida encíclica se torne, efetivamente, uma realidade e produza os efeitos esperados. Isto porque sua maneira de representar a empresa como resultado de um esforço coletivo e sua busca pela criação de valor para todas as partes interessadas coadunam com os ideais da encíclica Laudato Si’, bem como da Doutrina Social da Igreja Católica. Por fim, o trabalho oferece subsídios para o debate acerca do desenvolvimento sustentável e integral, ao mesmo tempo que permite lançar um olhar transversal sobre tema de grande relevância para a Igreja contemporânea e a sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Dias Pereira Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Université Grenoble Alpes (Grenoble, França, 2007). Mestre em Administração e Especialista em Gestão Estratégica em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, 1997 e 1995, respectivamente). Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, 1993), Teologia, Administração e Gestão de Cooperativas pela Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande, 2022, 2020 e 2018, respectivamente). Professor e pesquisador do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orlando knapp, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande, 1995); graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia João Paulo II (Campo Grande, 2000); mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma, Itália, 2006); especialização em Bioética pela Universidade Católica do Sagrado Coração (Roma, Itália, 2007); e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma, Itália, 2013). Atualmente, é professor da Universidade Católica Dom Bosco e do Instituto de Teologia São João Paulo II.

Downloads

Publicado

2023-05-19 — Atualizado em 2023-05-25

Versões

Como Citar

Dias Pereira Filho, A., & Knapp, O. (2023). Reflexões sobre governança corporativa à luz da Encíclica "Laudato Si". Revista Encontros Teológicos, 38(1), 305–328. https://doi.org/10.46525/ret.v38i1.1771 (Original work published 19º de maio de 2023)

Edição

Seção

Artigos Diversos