60 ANOS DA SACROSANCTUM CONCILIUM E A CONTRIBUIÇÃO DO ARTISTA SACRO PÓS-CONCILIAR, DOM RUBERVAL MONTEIRO DA SILVA

Autores

  • Fernanda Oliveira Costa Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marcio Luiz Fernandes PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v39i2.1852

Resumo

Os sessenta anos da promulgação da constituição sobre a liturgia, a Sacrosanctum Concilium, representa um marco importante para a Igreja católica em todo o mundo. Entre diversas reflexões referentes a aspectos litúrgicos está o tema da arte sacra. No Brasil, as iniciativas fomentadas pelo movimento litúrgico desde o início do século XX proporcionaram vivências centradas no mistério pascal de Cristo e na participação ativa dos fiéis, que depois encontraram ressonância e confirmação no documento conciliar sobre a liturgia. Somente no final da década de 1970 e início de 1980 a renovação litúrgica começou a aparecer na arte presente nas igrejas brasileiras, graças a atuação de artistas pós-conciliares como Claudio Pastro e Dom Ruberval Monteiro da Silva, OSB, que buscaram referências da arte primitiva cristã para a composição iconográfica, conforme inspiração trazida pelo Concílio Vaticano II; uma dessas imagens referenciais é o Pantocrator, o Cristo glorioso, encontrado em muitas igrejas cristãs do primeiro milênio. O presente artigo apresenta o monge beneditino e artista paranaense D. Ruberval Monteiro da Silva através do primeiro Pantocrator pintado por ele em 1992, localizado na capela do Mosteiro da Ressurreição em Ponta Grossa, Paraná, destacando os elementos pictóricos que convergem com o espírito da renovação litúrgica, bem como as impressões de frequentadores daquele espaço celebrativo sobre a pintura, que podem ajudar a compreender como a arte sacra contribui para uma experiência com Cristo de forma pessoal e comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Luiz Fernandes, PUCPR

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Teologia Fundamental com especialização em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Lateranense. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Teologia da PUCPR e do Studium Theologicum de Curitiba.. Brasil.

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Costa, F. O., & Fernandes, M. L. (2024). 60 ANOS DA SACROSANCTUM CONCILIUM E A CONTRIBUIÇÃO DO ARTISTA SACRO PÓS-CONCILIAR, DOM RUBERVAL MONTEIRO DA SILVA. Revista Encontros Teológicos, 39(2). https://doi.org/10.46525/ret.v39i2.1852

Edição

Seção

Artigos Diversos