O DISCÍPULO CRISTÃO, O MUNDO E A RESPONSABILIDADE TEOLÓGICA
intuições em diálogo com Dietrich Bonhoeffer
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v40i1.1868Resumo
Dietrich Bonhoeffer assumiu o ethos protestante: sua vida foi uma encarnação da contestação profética contra aquele que simbolizava o diabólico – Adolf Hitler –, assim como, uma militância contundente contra uma estrutura opressora que manifestava, de modo radical, as forças do AntiReino, a saber, o inescrupuloso e abjeto regime nazista. Sua luta não partia de um ideologismo político-partidário de oposição. Mas, estava fundado e impulsionado pelas exigências do seguimento de Jesus Cristo. Nosso artigo, portanto, objetiva investigar a) o que significa – no pensamento bonhoefferiano – ser discípulo? b) como o discípulo/a cristão deve interpretar e se relacionar com o mundo? c) qual ou quais exigências estão postas ao discípulo/a de Jesus Cristo em relação ao espectro político? Nossa pesquisa, guiada pela investigação bibliográfica/documental nos mostra como resultados, a) que ser discípulo/a exige, mas transcende a dimensão da confessionalidade, implica, em sentido último, na encarnação do Encarnado, b) que o mundo se apresenta ao discípulo/a cristão como lugar teológico e, c) o discipulado requer o dever de assumir a responsabilidade teológico-política.