A TEOLOGIA DA ENCARNAÇÃO EM IRINEU DE LION COMO SUPERAÇÃO DA HERESIA GNÓSTICA
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v31i1.20Resumo
Resumo: O artigo tem como objetivo principal apresentar a teologia de Irineu
como resposta a heresia gnóstica do século II. A pesquisa tem seu eixo central no
desenvolvimento do conceito de encarnação como elemento central da fé cristã e
da dinâmica imprescindível da autocomunicação de Deus para a humanidade. Em
Adversus Haereses, Irineu desenvolverá uma teologia da encarnação na qual o
homem é criado para que viva e manifeste a glória divina. A ênfase não se encontra
na queda original, o lapso dos primeiros pais, mas no plano de amor e salvação de
Deus para o ser humano. Jesus é o rosto visível do Pai que veio unir e reunir em si
todas as coisas. Através da encarnação-redenção, o Filho entra na história e restitui
a bondade e pureza originárias perdidas por Adão e Eva no paraíso.
Palavras-chave: Irineu. Encarnação. Gnosticismo. Autocomunicação.
Abstract: The article aims presenting Ireneu’s theology as an answer to the
Gnostic heresy by the end of the 2nd century. The research has its central axis
in the development of the concept of incarnation as the central element of the
Christian faith and of the indispensable dynamics of God’s auto-communication
with humankind. In Adversus Haereses, Ireneus will develop a theology of the
incarnation in which man is created in order to live and to manifest divine glory.
Emphasis is not found in the original fall, the lapse of our first parents, but in the
project of love and salvation of God in favor of the human being. Jesus is the
visible face of the Father who went to unite and reunite in him all things. Through
the incarnation-redemption, the Son enters in the history and restores the original
bounty and purity which were lost by Adam and Eve in the paradise.
Key-words: Ireneus. Incarnation. Gnosticism. Auto-communication.