A criação geme em dores de parto: CF-2011: O mistério da criação do nada, do amor
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v26i2.232Resumo
Resumo: Partindo do jardim do Éden, o autor reflete sobre o mistério da criação,
obra do amor misericordioso de Deus, socorrendo-se da mística ortodoxa. A
história espiritual do Oriente atesta o despertar de uma corporeidade pneumática
(milagres de luminosidade, vitória sobre o peso, sobre o tempo e o espaço),
fruto de quem “tornou pura a terra de seu corpo” com uma experiência não
individual, mas eclesial: a de quem recuperou, numa perspectiva escatológica,
a condição paradisíaca. Todo o ambiente da natureza é iluminado ao seu redor.
A contemplação da natureza é um dos aspectos principais da mística ortodoxa.
É uma contemplação ativa, porque a transformação do coração e do olhar realmente
transforma o mundo. É uma contemplação da interioridade dos seres e
das coisas, do mundo, assim como Deus o pronunciou em seu Verbo e recriou
na encarnação desse Verbo.
Abstract: Beginning with the narrative of the Garden of Eden, the author envisages
the mystery of creation as a work of a compassionate God from the point
of view of mysticism developed in Orthodox theology. The spiritual history of the
Orient stresses the awakening of the notion of spirit detached from corporeity
(miracles of luminosity, victory over weight, time and space). This connotation
arises from changes of a “body freed from the soil of his body” and from individual
experience opening up to an ecclesial sphere, and from an eschatological perspective
arriving at a paradisiacal state. All the environment of nature is enveloped
in a radiance of light. The contemplation of nature is one of the principal aspects
of Orthodox mysticism. To be sure, it is an active contemplation of the internal
core of beings and things, as well as of the world just as God has given its name
together in the Word and recreated it in the incarnation of the Word.