O projeto pastoral na América Latina e no Documento de Aparecida
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v25i3.252Resumo
Resumo: Começando com uma citação do documento de Puebla sobre a “ação
pastoral planejada”, o autor parte do fato de que, a seu ver, “o planejamento pastoral
está em baixa”, e que está se tornando muito comum a rejeição aos planos
de pastoral. É nesse contexto que ele situa a argumentação em defesa de uma
pastoral orgânica, de conjunto. Respondendo à pergunta “por que planejar?”, ele
começa descrevendo a “situação pastoral atual”, para desenvolver a seguir seus argumentos
“em defesa do planejamento participativo”. Apresenta, para tanto, “razões
teológicas”, “razões pastorais”, e “razões conjunturais”. Entre as “exigências para
a recepção do plano diocesano”, descreve a “espiritualidade trinitária” e a “pastoral
com dinâmica de eclesialidade”. Nesse sentido, considera importante uma avaliação
mais cuidadosa, à luz de perspectivas amplas, dos pontos fortes e fracos de CEBs,
paróquias, e movimentos, tanto do ponto de vista comunitário quanto do institucional.
E conclui apresentando quatro eixos claros e firmes do Documento Final, que nos
ajudam na estruturação de um Plano Diocesano à luz de Aparecida.
Abstract: Beginning with a quotation from the document of Puebla referring to
a planned pastoral activity the author starts his study with a statement that the
planning of pastoral activity is played down and thus it is common knowledge that
the plans of pastoral work are offhand rejected. In this context he situates his arguments
for the defense of an organic pastoral ministry in the various fields. In reply
to the question why planning? the answer presented here develops the arguments
about the need of participation in the planning stage. The reasons adduced are
theological, pastoral, and circumstantial. Among the requirements of a receptive
response to the diocesan planning mention is made of a Trinitarian spirituality and
a pastoral concern related to ecclesiology. In this sense a compelling need arises
for an evaluation of wider perspectives, including an analysis of weak and strong
points of the CEBs, parishes, and movements together with their relationship with
the faith community and the institutional structures. The conclusion envisages an
axis with four radii in the final document which help the structuring of the Diocesan
planning of pastoral activity in the light of Aparecida.