Eucaristia e Reconciliação

Autores

  • João Batista Libânio

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v21i2.389

Resumo

No início, o autor desvincula a Eucaristia da compreensão “objetivista e
coisificante” própria da Teologia do 2o milênio, reinserindo-a no contexto
mistagógico da patrística; e refere a riqueza etimológica e a amplitude
semântica da Reconciliação. Depois, discorre sobre o tema inspirando-se
em São Tomás, que distingue três sinais em cada Sacramento (rememorativo,
demonstrativo e prognóstico). Ora, a Eucaristia recorda a Reconciliação
realizada pelo Pai por meio de Jesus, que “cobre a totalidade dos indivíduos,
dos povos e das coisas”; e recorda-a, ao evocar a comensalidade includente
de Jesus. Sendo sacramento, a Eucaristia realiza a Reconciliação, porque
torna presente e real o corpo sacramental de Jesus (1a epíclese) e, pela
comunhão neste corpo sacramental, transforma a assembléia em corpo
eclesial, uma comunhão de pecadores reconciliados (2a epíclese). A Eucaristia
anuncia, “para além da história, a Reconciliação plena de todas as pessoas,
do cosmos”. Anuncia uma Igreja que deve viver reconciliada para que possa
pedir: “Reconciliai-vos com Deus!”, uma Igreja aberta à hospitalidade
eucarística em vista da verdadeira intercomunhão eclesial. Anuncia “a
importância do encontro em torno de uma mesa”, anuncia que a Reconciliação
exige conversão, pois só assim se superam as alienações e conflitos nos
indivíduos, nas relações, na sociedade. “Pela força mesma de sua natureza
simbólica”, a Eucaristia anuncia que a tarefa de reconciliar é “mais futura e
utópica do que realizada e vivida”.

Abstract: At the outset, the author distances himself in the presentation of the
Eucharist from the “objectivistic and material” mode of understanding, typical
of the theological usage of the 2nd millennium, and inserts it in the mystagogical
context of the Patristic tradition, and makes reference to the rich etymology
and a wider semantic spectrum of Reconciliation. Furthermore, he delves into
three distinguishing signs of each sacrament, such as memorial, demonstrative,
and prognostic, as he refers to St. Thomas. Applying these aspects to the
Eucharist he states that this sacrament commemorates the Reconciliation of
God the Father through Jesus Christ on behalf of humankind. Thus the body of
Christ is the center of convergence of those who receive the sacrament of the
Eucharist (1st epiclesis) by sharing among them the gift of God’s Reconciliation
(2nd epiclesis). Moreover, the Eucharist makes known to the whole wide world
that full reconciliation is bestowed upon every person and therefore announces
through the Church that all those who receive Holy Communion have access
to the source of God’s reconciliation in this world as effectively and enduring
without end.

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Publicado

07-11-2016

Como Citar

Libânio, J. B. (2016). Eucaristia e Reconciliação. Revista Encontros Teológicos, 21(2). https://doi.org/10.46525/ret.v21i2.389

Edição

Seção

Congresso Teológico