A Reforma Luterana e suas relações com a educação
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v31i2.59Resumo
Resumo: Em 1517, ao afixar suas teses na porta da igreja do castelo de Witenberg,
Lutero não fazia ideia das mudanças no campo da educação, que hoje
são constatadas como desencadeadas a partir do movimento da Reforma. Ele
próprio passou pela experiência de uma educação severa, marcada por castigos
físicos. A forma de debate estudantil na universidade preparou-o para os embates
polêmicos de sua luta reformadora. Na sua “Carta aberta” sobre a reforma
da Cristandade, em 1520, ele propôs também a reforma das Universidades.
Sua tradução da Bíblia para o alemão fluente foi uma contribuição importante,
mesmo decisiva, para as mudanças no sistema educacioal. Seu modelo de
educação incentivou e construiu uma sociedade mais crítica, influindo também
nas comunidades luteranas imigradas para o sul do Brasil no século XIX.
Palavras-chave: Educação. Mudança. Reforma. Debate. Crítica.
Abstract: In 1517, when he affixed his theses at the door of the church of
Witenberg castle, Luther had no idea of the changes in the field of education
which today are recognized as proceeding from the Reformation movement.
Luther himself had the experience of a severe education, marked by physical
punishments. The method of public discussion in the university prepared him to
the polemical clashes of his reforming struggle. In his “Open Letter” about the
reform of Christianity, in 1520, he proposed also the reform of the universities.
His translation of the Bible to the German language was a very important, even
decisive, contribution to the changes in the educational system. His model of
education encouraged and built a more critical society, having influence also in
the Lutheran communities immigrated to the south of Brasil in the XIX century.
Keywords: Education. Change. Reform. Discussion. Critics.