Pentecostes: o Espírito na formação das primeiras comunidades

Autores

  • Clelia Peretti PPG PUCPR
  • Franciscarlo de Souza PPG PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v31i2.64

Resumo

Resumo: O presente artigo analisa a presença e ação do Espírito Santo na formação das primeiras
comunidades cristãs, com base nos escritos lucanos e paulinos. Esta ação é marcadamente
presente na Sagrada Escritura. No Antigo Testamento é a Lei que direciona os passos do povo.
No Novo Testamento o Espírito Santo não substitui a Lei, mas desenvolve o que o próprio Cristo
disse: “não vim abolir a Lei ou os Profetas, mas dar-lhes pleno cumprimento” (Mt 5,17). Nas
comunidades lucanas, o Pentecostes é o dado originário da Igreja: todos ficaram repletos do
Espírito Santo. Nos escritos paulinos é o Espírito Santo que faz da Igreja o templo do Deus vivo
e a comunidade dos concidadãos dos santos e membros da família divina. Se para Israel a fé é
universal e inclusiva, para os cristãos, a Igreja é o novo Israel. Assim dá-se a continuação da obra
de Jesus Cristo. Portanto, o Espírito habita na Igreja e no coração dos fiéis. A acolhida pessoal do
Espírito Santo é o marco do início da vida cristã para os convertidos. O Espírito de Deus é a fonte
de unidade e ação que move as neocomunidades à vivência do Evangelho. Este é percebido
pelas comunidades como a Shekinah. No Pentecostes, sua dimensão é ilimitada, ultrapassa os
parâmetros da fé judaica, e por isso, as comunidades dão início ao despertar de sua nova identidade
e à reconstrução da história da Igreja e da missão cristã na perspectiva do plano salvífico de
Deus na história. Portanto a comunidade entende-se como ekklêsia, convocação, congregação
no Espírito Santo. Por conseguinte, é divina, é comunidade reunida no Espírito.

Palavras-chave: Pneumatologia. Comunidade. Missão da Igreja.

Abstract: This article analyzes the presence and action of the Holy Spirit in the formation of the
first Christian communities, with base on lucanians and pauline writings. This action is markedly
present in Holy Scripture. In the Old Testament the law directs the steps of the people. In contrast
the New Testament is the Holy Spirit that does not replace, but develops what Christ himself said:
“I have not come to abolish the Law or the Prophets, but to Them full compliance (Mt 5,17)”. In
lucanians communities, Pentecost, is the Church original data, everyone got filled with the Holy
Spirit. In the pauline writings is the Holy Spirit that makes the Church the Temple of the living
God, and the community of the saints and members of divine family. Thus, if Israel takes faith as
universal and inclusive, for Christians, the Church is the new Israel. So give up the continuation
of the work of Jesus Christ. Thus, Spirit dwells in the Church and in the hearts of the faithful.
The personal welcome of the Holy Spirit is the mark of the beginning of the Christian life to the
converted. The Spirit of God is the source of unity and action that moves the neo-communities to
the Gospel living. This is perceived by the communities as the Shekinah. In Pentecost its size is
unlimited, it exceeds the parameters of the Jewish faith, and so communities initiate the awakening
of his new identity and the reconstruction of church history and Christian mission in the salvific
plan of God’s perspective on history. So the community is understood as ekklesia, call, church
in the Holy Spirit. Therefore, it is divine, it is the community gathered in the Spirit.

Keywords: Pneumatology. Community. Church’s mission.

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Publicado

2016-10-20

Como Citar

Peretti, C., & de Souza, F. (2016). Pentecostes: o Espírito na formação das primeiras comunidades. Revista Encontros Teológicos, 31(2). https://doi.org/10.46525/ret.v31i2.64

Edição

Seção

Artigos Diversos