Calcedônia e Constantinopla II e III: os dogmas cristológicos na Gaudium et Spes 22 e a Imago Dei
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v31i2.65Resumo
Resumo: A Imago Dei foi um tema difundido e estudado até o início da modernidade.
Depois de um tempo de silêncio, foi retomado pelo Concilio Vaticano
II para reafirmar o fundamento da dignidade humana na Constituição Pastoral
Gaudium et Spes, no parágrafo 22. A constituição Pastoral retoma esta temática
tendo como base os dogmas cristológicos de Calcedônia e Constantinopla II
e III que afirmam, respectivamente, as duas naturezas e as duas vontades de
Cristo. Ao fazer esta retomada, aponta para a atualidade e relevância da reflexão
antropológico-cristocêntrica, acerca da temática Imago Dei.
Palavras-chave: Imago Dei. Calcedônia. Concílio Vaticano II. Constantinopla.
Gaudium et Spes.
Abstract: The Imago Dei was a theme widespread and studied until the beginning
of modernity. After a time of silence it was taken up by the Second Vatican
Council to reaffirm the foundation of human dignity in the Pastoral Constitution
Gaudium et Spes in paragraph 22. The Pastoral Constitution takes up this theme
based on the Christological dogma of Chalcedon and Constantinople II and III
that claim respectively, the two natures and the two wills of Christ. By doing this
recovery, it points to the timeliness and relevance of anthropological christocentric
reflection about the Imago Dei theme.
Keywords: Imago Dei. Chalcedon. The Second Vatican Council. Constantinople.
Gaudium et Spes.