Fides quaerens intellectum: o fundamento da teologia e a teologia fundamental na esfera pública.
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v33i1.833Resumo
A fé procura sua inteligência em dois movimentos: um ad extra,
compreendendo o que se passa ao seu redor e um ad intra, num movimento
de autoconsciência. Fides quaerens intellectum evoca, em dias marcados pela
pluralidade e secularização, o fundamento da própria teologia. A teologia fundamental
é uma zona de fronteira entre a teologia e o mundo, a fim de traduzir
as questões da fé para a linguagem atual, deixando de lado uma atitude apologética
de autodefesa em prol de uma postura dialógica de empatia e alteridade,
na perspectiva do Vaticano II. A questão central da teologia fundamental é dar
razões esclarecedoras da fé na esfera pública, enquanto dimensão reflexiva e
operante dos fundamentos da fé diante da sociedade. A teologia é pública não
apenas em sua autocompreensão, mas, sobretudo, enquanto ressalta a perspectiva
escatológica das coisas públicas. É pública a partir de uma visão crítica
dos problemas sociais, a fim de contribuir com a cidadania e de pensar em uma
sociedade que proporcione um projeto de vida mais integral e humanizado, na
perspectiva do Reinado de Deus.
Palavras-chave: Inteligência da fé. Pluralismo. Secularização. Fundamento da
teologia. Teologia fundamental. Teologia pública.
Abstract: Faith seeks its intelligence in two movements: an extra ad, understanding
what is going on around it and an ad intra, in a movement of self-
consciousness. Fides quaerens intellectum evokes, in days marked by plurality
and secularization, the foundation of theology itself. Fundamental theology
is a frontier zone between theology and the world, in order to translate the
questions of faith into current language, leaving aside an apologetic attitude of
self-defense in favor of a dialogical posture of empathy and otherness, along
the perspective of Vatican II. The central question of fundamental theology is
to give illuminating reasons for faith in the public sphere as a reflective and
operative dimension of the foundations of faith before society. Theology is
public not only in its self-understanding, but above all, as it emphasizes the
eschatological perspective of public affairs. It’s public from a critical view of
social problems, in order to contribute to citizenship and to think of a society
that provides a project of life more integral and humanized, in the perspective
of the Reign of God.
Keywords: Intelligence of faith. Pluralism. Secularization. Foundations of theology.
Fundamental theology. Public theology.