Ética econômica e solidariedade na Obra Lucana
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v34i3.953Resumo
Este artigo visa aprofundar o tema “os pobres” na obra lucana, um estudo na acepção mais comum da palavra. Então “disse eu comigo, alguém que tenha pleno direito de falar ainda hoje de pobreza: Jesus Cristo. Portanto, deixá-lo-ei falar o mais diretamente possível”.[1] O objetivo é seguir na perspectiva de uma ética inculcada proposta por Jesus e manifestada por Lucas, aonde as riquezas têm um papel social. [2] Vale lembrar que o discurso de Jesus foi ao encontro de uma região com uma riqueza concentrada nas mãos de poucos.[3] Para este aprofundamento ressalto as sábias e oportunas palavras de dom Hélder Câmara que lembra-nos que “falar das causas das injustiças sociais e denunciá-las não é comunismo, como algumas vezes se acusa injustamente, é Evangelho de Jesus Cristo”. [4] Para tanto este estudo apresenta que a chave da questão na comunidade Lucana foi à proposta de Jesus em devolver a esperança messiânica aos pobres, com forte apelo aos ricos à solidariedade, caminho de amor e partilha.[5]
[1] CANTALAMESSA, Raniero. A pobreza. S. Paulo, 2003, pp.7-8.
[2] Cf. DILLMANN, Rainer; PAZ, César A. Mora. Comentario al Evangelio de Lucas – Um comentário para la actividad pastoral. Estella (Navarra), 2006, p. 391.
[3] Cf. THEISSEN, Gerd. Soziologie der Jesusbewegung, München, 1979, p. 42.
[4] ALENCAR, Jakson Ferreira. Mensagem de acolhida do editor da Revista Pastoral, nº 292, ano 54, 2013, In: http://vidapastoral.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Vp-setembro-site.pdf
[5] Cf. JEREMIAS, Joachim. Teologia Del Nuevo Testamento. Salamanca, 1977, p. 133.
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Referências
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