Perseguição da Igreja no Império Romano durante os primeiros três séculos da Era Cristã

Autores

  • Wagner Fernando Kind Strelow Faculdades EST
  • Prof. Dr. Wihelm Wachholz Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v38i3.1821

Resumo

O presente artigo analisa a história da perseguição da igreja no Império Romano durante os primeiros três séculos da era cristã. Para isso, vale-se de testemunhos escriturísticos, nominalmente de relatos de perseguição no livro de Atos dos Apóstolos, e de fontes históricas concernentes a agentes da perseguição e a vítimas da mesma. Estuda-se a identidade das entidades promotoras de perseguição e as características da comunidade cristã perseguida em um respectivo momento histórico, as alegadas ou aparentes razões da perseguição, as consequências da perseguição, quando possível, e a metodologia empregada pelo agente perseguidor. Após a verificação de diferentes momentos dos primeiros três séculos da era cristã e a caracterização da perseguição nestes momentos, considerações finais são apresentadas quanto às facetas que o cristianismo perseguido assumia ao passar dos anos e à natureza dos perpetradores de perseguição, bem como a algumas lições que a história da igreja perseguida pode oferecer à atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Fernando Kind Strelow, Faculdades EST

Mestre em Teologia (Faculdade EST, 2021). Doutorando em teologia pelas Faculdades EST.

Prof. Dr. Wihelm Wachholz, Faculdades EST

Doutor em Teologia (Faculdades EST, São Leopoldo, 2000) e professor de teologia na mesma instituição desde 2002. É catedrático de Pesquisa em Lutero e Luteranismo nas Faculdades EST (2023).

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Kind Strelow, W. F., & Wachholz, W. (2023). Perseguição da Igreja no Império Romano durante os primeiros três séculos da Era Cristã. Revista Encontros Teológicos, 38(3). https://doi.org/10.46525/ret.v38i3.1821

Edição

Seção

Artigos Diversos