Da pedagogia do egoísmo à pedagogia da fraternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v38i3.1830

Resumo

Este ensaio reflexivo, de abordagem metodológica bibliográfica-documental e qualitativa, objetiva questionar nossas bases formativas contemporâneas, fazendo frente à ideologia neoliberal e à naturalização que ela faz do egoísmo/individualismo como valor econômico-político-cultural intransponível. O texto se inspira no tema da Campanha da Fraternidade de 2024 (Fraternidade e amizade social) e no seu lema (Vós sois todos irmãos e irmãs), bem como nas exortações propostas pelo Papa Francisco, especialmente em sua Carta encíclica Fratelli tutti (FT), e nas provocações do pensamento complexo de Edgar Morin, deles extraindo os principais elementos argumentativos e perspectivas de ação social, evangelizadora e de formação educacional para nossos dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvis Rezende Messias, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Educação (Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP, 2023). Mestre em Educação (Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, Alfenas, MG, 2016.). Licenciado em Filosofia (Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Campanha, MG, 2012). Especialista em Filosofia (Centro Universitário Claretiano, Batatais, SP, 2014). Bacharel em Teologia (Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, MS, 2022). Especialista em Doutrina Social da Igreja (Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO, Goiânia, GO, 2020). Professor-pesquisador do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UEMG Campanha e vice-diretor da IES. Membro do Grupo de Pesquisas em Filosofia da Educação (GRUPEFE, CNPq).

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Messias, E. R. (2023). Da pedagogia do egoísmo à pedagogia da fraternidade. Revista Encontros Teológicos, 38(3). https://doi.org/10.46525/ret.v38i3.1830

Edição

Seção

Artigos Principais (Dossiê)