A teologia latino-americana diante do pluralismo religioso: a mudança de lugar teológico a partir das teologias feministas e afro-indígenas

Autores

  • Claudio de Oliveira Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v33i2.862

Resumo

A pesquisa trata de um dos desafios que se apresenta para a teologia latino-americana, que é o aprofundamento das questões que emergem da valorização do pluralismo religioso e como ela incide no fortalecimento da democracia, das práticas ecumênicas e de cunho libertador e da defesa dos direitos humanos e da terra. O ponto central de nossa análise está em torno da revisão metodológica da teologia latino-americana, tendo em vista a diversificação crescente do quadro de pluralismo religioso. Para esta revisão, as questões suscitadas pelas relações entre fés e culturas têm tido destaque. Metodologicamente, identificamos dois blocos para análise. Um que emerge do contexto da teologia feminista latino-americana e outro das teologias afro-indígenas. O esforço da teologia feminista da libertação em buscar imagens femininas de Deus está centrado nas expressões da fé em uma divindade não androcêntrica, que seja fonte de iluminação crítica das formas de patriarcalismos e sexismos. O foco é a vivência espontânea da fé que promova a cura e que valorize o corpo, a sexualidade, o cuidado e a proteção e a responsabilidade ética com a criação e a natureza. A necessidade de mudança de lugar teológico, a partir da realidade das culturas religiosas afro-indígenas, valoriza a contribuição de uma teologia indígena e de uma teologia negra, especialmente por desfrutarem da tensão criativa entre ritualidade e racionalidade e por articularem as subjetividades do mundo afro-indígena e a racionalidade cristã ocidental.

Palavras-chave: Teologia da libertação. Teologia feminista. Teologia afro- -indígena. Pluralismo religioso.

Abstract: The research deals with one of the challenges that is presented to the Latin American theology that is the deepening of the issues emerging from the appreciation of religious pluralism and how it focuses on strengthening democracy, ecumenical practices and the Hallmark and the protection of human rights and the Earth. The focal point of our analysis is around the methodological revision of Latin American theology in view of the growing diversification of the framework of religious pluralism. For this revision, the issues raised by relations between faiths and cultures have been highlighted. Methodologically, we’ve identified two blocks for analysis. One that emerges from the context of Latin American feminist theology and another of the Afro theology. The effort of the feminist liberation theology in seeking feminine images of God is centered on the expressions of faith in a non-androcentric deity, which is a source of critical illumination of the forms of patriarcalisms and sexism. The focus is the spontaneous living of the faith that promotes healing and that values the body, sexuality, care and protection and ethical responsibility with creation and nature. The need to change theological place from the reality of Afro religious cultures, values the contribution of an indigenous theology and black theology, especially because they enjoy the creative tension between rituality and Rationality and articulate the subjectivities of the Afroindigenous World and Western Christian rationality.

Keywords: Theology of liberation. Feminist theology. Afroindigenous theology. Religious pluralism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio de Oliveira Ribeiro

Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2000). Pós- -doutor (Methodist Southern University, Dallas-EUA, 2015). Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE).

Referências

ASETT (Org.). Pelos Muitos Caminhos de Deus: desafios do pluralismo

religioso à Teologia da Libertação. Goiás: Rede, 2003.

ASETT (Org.). Pluralismo e Libertação: por uma Teologia Latino-

-Americana Pluralista a partir da Fé Cristã. São Paulo: Loyola, 2005.

ASETT (Org.). Teologia Latino-Americana Pluralista da Libertação.

São Paulo: Paulinas, 2006.

ASETT (Org.). Teologia Pluralista Libertadora Intercontinental. São

Paulo: Paulinas, 2008.

ASETT (Org.). Por uma Teologia Planetária. São Paulo: Paulinas, 2011.

BARROS, Marcelo. O sabor da festa que renasce: para uma Teologia

Afro-latíndia da Libertação. São Paulo: Paulinas, 2009.

GEBARA, Ivone. Vulnerabilidade, Justiça e Feminismos. São Bernardo

do Campo: Nhaduti Editora, 2010.

IRARRAZAVAL, Diego. De baixo e de dentro: crenças latino-americanas.

São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2007.

SILVA, Antônio Aparecido da. “Teologia cristã do pluralismo religioso

face às tradições religiosas afro-americanas” (p. 97-107). In: ASETT

(Org.). Pelos Muitos Caminhos de Deus: desafios do pluralismo religioso

à Teologia da Libertação. Goiás: Rede, 2003.

SILVA, Antônio Aparecido da (Org.). Existe um Pensar Teológico Negro?

São Paulo: Paulinas, 2008.

SOARES, Afonso Ligório. No Espírito do Abba: fé, revelação e vivências

plurais. São Paulo: Paulinas, 2008.

SOARES, Afonso Ligório. Interfaces da Revelação: pressupostos para

uma teologia do sincretismo religioso no Brasil. São Paulo: Paulinas,

SOUZA, Boaventura dos Santos. Se Deus Fosse um Ativista dos Direitos

Humanos. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

TOMITA, Luiza. “A contribuição da Teologia Feminista da Libertação

para o debate do Pluralismo Religioso” (p. 108-119). In: ASETT (Org.).

Pelos Muitos Caminhos de Deus: desafios do pluralismo religioso à

Teologia da Libertação. Goiás: Rede, 2003.

TOMITA, Luiza. “Crista na ciranda de Asherah, Isis e Sofia: propondo

metáforas divinas para um debate feminista do pluralismo religioso”

(p. 107-124). In: ASETT (Org.). Pluralismo e Libertação: por uma

Teologia Latino-Americana Pluralista a partir da Fé Cristã. São Paulo:

Loyola, 2005.

Downloads

Publicado

2018-09-06

Como Citar

de Oliveira Ribeiro, C. (2018). A teologia latino-americana diante do pluralismo religioso: a mudança de lugar teológico a partir das teologias feministas e afro-indígenas. Revista Encontros Teológicos, 33(2). https://doi.org/10.46525/ret.v33i2.862