A teologia latino-americana diante do pluralismo religioso: a mudança de lugar teológico a partir das teologias feministas e afro-indígenas
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v33i2.862Resumen
A pesquisa trata de um dos desafios que se apresenta para a teologia latino-americana, que é o aprofundamento das questões que emergem da valorização do pluralismo religioso e como ela incide no fortalecimento da democracia, das práticas ecumênicas e de cunho libertador e da defesa dos direitos humanos e da terra. O ponto central de nossa análise está em torno da revisão metodológica da teologia latino-americana, tendo em vista a diversificação crescente do quadro de pluralismo religioso. Para esta revisão, as questões suscitadas pelas relações entre fés e culturas têm tido destaque. Metodologicamente, identificamos dois blocos para análise. Um que emerge do contexto da teologia feminista latino-americana e outro das teologias afro-indígenas. O esforço da teologia feminista da libertação em buscar imagens femininas de Deus está centrado nas expressões da fé em uma divindade não androcêntrica, que seja fonte de iluminação crítica das formas de patriarcalismos e sexismos. O foco é a vivência espontânea da fé que promova a cura e que valorize o corpo, a sexualidade, o cuidado e a proteção e a responsabilidade ética com a criação e a natureza. A necessidade de mudança de lugar teológico, a partir da realidade das culturas religiosas afro-indígenas, valoriza a contribuição de uma teologia indígena e de uma teologia negra, especialmente por desfrutarem da tensão criativa entre ritualidade e racionalidade e por articularem as subjetividades do mundo afro-indígena e a racionalidade cristã ocidental.
Palavras-chave: Teologia da libertação. Teologia feminista. Teologia afro- -indígena. Pluralismo religioso.
Abstract: The research deals with one of the challenges that is presented to the Latin American theology that is the deepening of the issues emerging from the appreciation of religious pluralism and how it focuses on strengthening democracy, ecumenical practices and the Hallmark and the protection of human rights and the Earth. The focal point of our analysis is around the methodological revision of Latin American theology in view of the growing diversification of the framework of religious pluralism. For this revision, the issues raised by relations between faiths and cultures have been highlighted. Methodologically, we’ve identified two blocks for analysis. One that emerges from the context of Latin American feminist theology and another of the Afro theology. The effort of the feminist liberation theology in seeking feminine images of God is centered on the expressions of faith in a non-androcentric deity, which is a source of critical illumination of the forms of patriarcalisms and sexism. The focus is the spontaneous living of the faith that promotes healing and that values the body, sexuality, care and protection and ethical responsibility with creation and nature. The need to change theological place from the reality of Afro religious cultures, values the contribution of an indigenous theology and black theology, especially because they enjoy the creative tension between rituality and Rationality and articulate the subjectivities of the Afroindigenous World and Western Christian rationality.
Keywords: Theology of liberation. Feminist theology. Afroindigenous theology. Religious pluralism.
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