Bíblia e Cinema: Pragmática discursiva e design narrativo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v37i3.1730

Abstract

Em perspectiva do pensamento de Northrop Frye, segundo a qual, o imaginário fundante de toda a ideologia literária que moldou o pensamento ocidental é proveniente das narrativas da Bíblia Hebraica, a presente comunicação propõe-se a demonstrar alguns pontos de aderência entre a literatura bíblica e o design narrativo constituinte da pragmática discursiva de um dos produtos de storytelling mais sofisticados da atualidade: o cinema. Tal entrepresa dispõe, por conseguinte, como referencial teórico, do plexo conceitual que orbita as obras de: (1) Robert Alter; (2) Daniel Marguerat e Yvan Bourquin; (3) Gary Yamasaki; (4) David Bordwell; entre outros. Portanto, conforme assevera Adele Berlin, acerca da mensagem das narrativas da Bíblia Hebraica ser acessível, ao mesmo tempo, tanto pela forma quanto pelo conteúdo do texto, o que se pretende evidenciar, todavia, é que, além dos elementos temáticos, a estrutura narrativa da Bíblia converge metodologicamente com o design narrativo da cinematografia nupérrima.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Petterson Brey, Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC-SP

Doutorando e Mestre em Teologia pela PUC-SP; Bolsista CAPES; Membro do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento) CNPq da PUC-SP; Membro do Grupo de Pesquisa TCRC (Teologia Cristã e Religião Contemporânea) do LABÔ - Laboratório de Política Comportamento e Mídia - da PUC-SP; Roteirista cinematográfico e crítico de cinema.

Literaturhinweise

ALTER, Robert. The Art of Biblical Narrative. New York: Basic Books, 2011.

AMIT, Yairah. Reading Biblical Narratives: Literary Criticism and the Hebrew Bible. Minneapolis: Fortress Press, 2001.

ARISTÓTELES, 384-322 a.C. Poética – Περὶ ποιητικῆς. (Edição Bilingue). São Paulo: Editora 34, 2017.

AUERBACH, Erich. Mimesis: The Representation of Reality in Western Literature. New Jersey: Princeton University Press, 2003.

BAR-EFRAT, Shimon. Narrative Art in the Bible. New York: T&T Clark, 2008.

BERLIN, Adele. Poetics and Interpretation of Biblical Narrative. Winona Lake: Eisenbrauns, 2005.

BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Madison: The University of Wisconsin Press, 1985.

BORDWELL, David. Making Meaning: Inference and Rhetoric in the Interpretation of Cinema. (Harvard Film Studies). Cambridge: Harvard University Press, 1991.

BORDWELL, David. The Way Hollywood Tells It: Story and Style in Modern Movies. Berkeley: University of California Press, 2006.

BREY, Petterson. O SENHOR evoca o passado para reiterar o presente e anunciar o futuro: a retórica da configuração literária do discurso do SENHOR no Sinai (Ex 19,4-6a). In: Pesquisas em Teologia, [S.l.], v. 3, n. 6, p. 228-250, dec. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2020v3n6p228>. Acesso em: 25 dec. 2020.

BREY, Petterson. As narrativas da Bíblia Hebraica e os roteiros cinematográficos: convergências literário-metodológicas. In: BATISTA, Fabiano E. A. (Org.). A arte e a cultura e a formação humana 2. Ponta Grossa: Editora Atena, 2022a, p. 1-12. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7112211041>. Acesso em: 25 jul. 2022.

BREY, Petterson. Experiência de Deus no Pentateuco: existe mística na lei? In: ANÉAS, André (Org.). Diálogos sobre a Experiência de Deus – volume II: questões sobre mística. São Paulo: Editora Recriar, 2022b, p. 169-203.

BÜHLER, Pierre. La ise en intrigue de l’interprète: Enjoux herméneutiques de la narrativité. In: MARGUERAT, Daniel (Éd.). La Bible en Récits: L’exégèse biblique à l’heure du lecteur. (Le Monde de la Bible – Nº 48). Genève: Labor Et Fides, 2005, p. 94-111.

CASSUTO, Umberto. The Documentary Hypothesis and the composition of the Pentateuch. Jerusalem: Shalem Press, 2014.

CHILDS, Brevard S. Old Testament Theology in a Canonical Context. Philadelphia: Fortress Press, 1989.

DOUGLAS, Pamela. Writing the TV Drama Series. Los Angeles: Michael Wiese Productions, 2011.

FEWELL, Danna N. The Work of Biblical Narrative. In: FEWELL, Danna N. (Ed.). The Oxford Handbook of Biblical Narrative. New York: Oxford University Press, 2016, p. 3-26.

FIELD, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting. New York: Delta Trade Paperbacks, 2005.

FLUSSER, Vilém. Vom Stand der Dinge: Eine kleine Philosophie des Designs. Gottingen: STEIDL, 2019.

FOKKELMAN, Jan P. Genesis. In: ALTER, Robert; KERMODE, Frank. (Eds.). The Literary Guide to the Bible. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 1987, p. 36-55.

FOKKELMAN, Jan P. Reading Biblical Narrative: an introductory guide. Louisville: Westminster John Knox Press, 1999.

FRYE, Northrop. The Educated Imagination. Bloomington: Indiana University Press, 1994.

FRYE, Northrop. The Great Code: The Bible and Literature. New York: Mariner Books, 2002.

GULINO, Paul J. Screenwriting: The Sequence Approach. New York: Bloomsbury Academic, 2013.

GUNN, David M; FEWELL, Danna N. Narrative in the Hebrew Bible. (The Oxford Bible Series). New York: Oxford University Press, 1993.

GREENBERG, Moshe. Job. In: ALTER, Robert; KERMODE, Frank. (Eds.). The Literary Guide to the Bible. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 1987, p. 283-304.

KERMODE, Frank. The Genesis of Secrecy: On the Interpretation of Narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1979.

KERMODE, Frank. The Art of Telling: Essays on Fiction. Cambridge: Harvard University Press, 1983.

KNAUF, Ernest A. Jonas. In: RÖMER, Thomas; MACCHI, Jean-Daniel; NIHAN, Christophe. (Éd.). Introduction à L’Ancien Testament. (Le Monde de la Bible – Nº49). Genève: Labor et Fides, 2009, p. 502-508.

LONGMAN III, Tremper. Literary Approaches to Biblical Interpretation. (Foundations of Contemporary Interpretation – vol. 3). Grand Rapids: Zondervan Publishing House, 1987.

MARQUERAT, Daniel. L’exégèse biblique à l’heure du lecteur. In: MARGUERAT, Daniel (Éd.). La Bible en Récits: L’exégèse biblique à l’heure du lecteur. (Le Monde de la Bible – Nº 48). Genève: Labor Et Fides, 2005, p. 13-40.

MARQUERAT, Daniel; BOURQUIN, Yvan. Pour Lire les Récits Bibliques: initiation à l’analyse narrative. Paris: Les Éditions Du CERF; Genève: Labor Et Fides, 2009.

McKEE, Robert. Story: Substance, Structure, Style, and the Principles of Screenwriting. New York: Regan Books, 1997.

MILLER, Cynthia L. The Representation of Speech in Biblical Hebrew Narrative: a linguistic analysis. (Harvard Semitic Monographs – 55). Winona Lake: Eisenbrauns, 2003.

MILNE, Pamela J. Vladimir Propp and the Study of Structure in Hebrew Biblical Narrative. Decatur / Sheffield: Sheffield Academic Press, 1988.

PARMENTIER, Elisabeth. Dieu a des histories: La dimension théologique de la narrativité. In: MARGUERAT, Daniel (Éd.). La Bible en Récits: L’exégèse biblique à l’heure du lecteur. (Le Monde de la Bible – Nº 48). Genève: Labor Et Fides, 2005, p. 112-119.

ROGERSON, John W. Old Testament. In: ROGERSON, John W; LIEU, Judith M. (Eds.). The Oxford Handbook of Biblical Studies. New York: Oxford University Press, 2010, p. 5-26.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès. (Estudos; 348). São Paulo: Perspectiva, 2017.

SAVRAN, George W. Telling and Retelling: Quotation in Biblical Narrative. Indianapolis: Indiana University Press, 1988.

SIJLL, Jennifer V. Narrativa cinematográfica: contando histórias com imagem em movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

SKA, Jean L. Sincronia: L’Analisi Narrativa. In: SIMIAN-YAOFRE, Horacio. (Ed.). Metodologia Dell’Antico Testamento. (Studi Biblici – 25). Bologna: Edizione Dehoniane Bologna, 2009, p. 139-170.

STEMPEL, Tom. Framework: A History of Screenwriting in the American Film. Syracuse: Syracuse University Press, 2000.

STERNBERG, Meir. The Poetics of Biblical Narrative: ideological literature and the drama of reading. Bloomington: Indiana University Press, 1987.

UEHLINGER, Christoph. Genèse 37-50. In: RÖMER, Thomas; MACCHI, Jean-Daniel; NIHAN, Christophe. (Éd.). Introduction à L’Ancien Testament. (Le Monde de la Bible – Nº49). Genève: Labor et Fides, 2009, p. 239-255.

YAMASAKI, Gary. Watching a Biblical Narrative: point of view in biblical exegesis. New York: T&T Clark, 2007.

YAMASAKI, Gary. Insights from Filmmaking for Analyzing Biblical Narrative. (Reading the Bible in the 21st Century – Insights). Minneapolis: Fortress Press, 2016.

FILMES

BRAVEHEART (Coração Valente). Mel Gibson. Estados Unidos. Paramount; 20th Century Fox, 1995.

PULP FICTION. Quentin Tarantino. Estados Unidos. Miramax Films, 1994.

SÉRIES

BREAKING BAD – 5 temporadas finalizadas. Vince Gilligan. Estados Unidos. NETFLIX, 2013.

SUCCESSION – 3 temporadas em andamento. Jesse Armstrong. Estados Unidos. HBO, 2018.

Veröffentlicht

2022-12-20

Zitationsvorschlag

Brey, P. (2022). Bíblia e Cinema: Pragmática discursiva e design narrativo. Revista Encontros Teológicos, 37(3). https://doi.org/10.46525/ret.v37i3.1730

Ausgabe

Rubrik

Artigos Diversos