Eucaristia e renovação da comunidade
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v21i2.385Abstract
Todo cristão tem a vocação para viver em comunidade como o modo que
melhor expressa a sua fé no Deus que é comunhão – Pai, Filho e Espírito
Santo. Também a realização do ser humano, criado à imagem e semelhança
do Deus que é comunhão, acontece de modo pleno na vida em comunidade.
E essa é a essência da comunidade cristã, cujos membros são “um só coração
e uma só alma” (At 4,32). As dificuldades para a compreensão e vivência da
vocação comunitária têm raiz numa compreensão de Deus que não equilibra
a relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A compreensão dessa relação
mostra que “a Trindade é a melhor comunidade” e é, assim, o modelo mais
perfeito da Igreja-comunhão. Daqui a relação estreita entre Trindade –
Eucaristia e Comunidade. A Eucaristia nos conduz e nos mergulha no mistério
da Trindade, e assim realiza e manifesta a Igreja-comunhão. Desse modo, na
liturgia eucarística se expressa a consciência que a comunidade tem de si
mesma como fruto da relação entre a Eucaristia e a Santíssima Trindade.
Esse fato produz uma profunda renovação da comunidade, num processo de
conversão da Igreja conforme a imagem e o projeto de Deus, celebrado na
Eucaristia. O sacramento eucarístico é, assim, expressão de como Deus atua
no mundo, para renová-lo e transformá-lo segundo seus desígnios.
Abstract: Every Christian received a special calling to live in community so as
to express explicitly his faith in God who by nature is communion: Father, Son,
and Holy Spirit. Likewise, full achievement of human ideals is had in community
life since humankind is created in the image and likeness of God who is
communion. Thus the essence of Christian is community in which since the
beginning of the Church the Christians were of “one heart and one body” (Acts
4:32) based on the God’s Triune relationship. When difficulties arouse in the
attempts to explicit the vocation to community life they were to be found in an
inadequate understanding of the relationship within the Triune God. Thus the
Church is called upon to show forth a kind of community, which is analogous to
that of the Trinity. The means of expression of this central principle is the
sacrament of the Eucharist as the gift of communion and sharing in God’s selfcommunication
to humankind. The aim is to bestow divine gifts to those who
receive Holy Communion so that they may also transmit to others its divine
efficacy.