Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: (re)pensar(se) a(na) ação dialógica.

Autores/as

  • Raquel de Fátima Colet (Sem filiação acadêmica, no momento).

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v35i3.1638

Resumen

Em sua quinta edição, a Campanha da Fraternidade Ecumênica tematiza a fraternidade e o diálogo como compromissos de amor. Como um convite à unidade na diversidade, a campanha visibiliza o testemunho e fortalece o empenho ecumênico das igrejas e organismos comprometidos com o ecumenismo. Da mesma forma, convida indivíduos e coletivos a repensar e repensar-se no exercício do diálogo, assumindo um sincero processo de revisão de vida e de práticas diante do cenário de intolerâncias e violências que marcam a realidade brasileira. Partindo de uma compreensão do diálogo como ação, o presente artigo discorre sobre os elementos que caracterizam essa ação dialógica, e que a potencializam para efetivar aquilo que a campanha vislumbra como horizonte prático: a construção de pontes que movem ao encontro, e a superação dos muros que sustentam e ampliam as divisões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel de Fátima Colet, (Sem filiação acadêmica, no momento).

Filha da Caridade da Província de Curitiba. Doutora e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Representante católica na Comissão Teológica do CONIC, Comissão Regional de Ecumenismo da CNBB – Sul 2, e do Grupo de Reflexão Ecumênica e Inter-religiosa (GREDIRE – CNBB); Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – PUCPR. Assessora Provincial de Pastoral da Educação Vicentina – Província de Curitiba.

Citas

A BÍBLIA. Tradução Ecumênica. São Paulo: Paulinas, Loyola, 2002.

CIPRIANI, Gabriele. Campanha da Fraternidade – 2005 Ecumênica. “Solidariedade e Paz”. Encontros Teológicos: revista da FACASC e do ITESC, Florianópolis, ano 20, n. 40, p. 25-40, 2005.

COLET, Raquel de Fátima. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil: uma análise histórico-teológica. 291f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.

CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL (CONIC). Ato do Reconhecimento Mútuo da Administração do Sacramento do Batismo entre Igrejas-membro do CONIC. São Paulo, 2007.

______ V Campanha da Fraternidade Ecumênica. Fraternidade e Diálogo: compromisso de Amor. Texto-base. Brasília: Edições CNBB, 2020. Edição Kindle.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.

______ Carta Encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti. Sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulinas, p. 40. FT 50.

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Ut Unum Sint. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 2004.

SINNER, Rudolf von. Paz em meio à violência. Subsídios para a compreensão e o exercício da cidadania cristã. São Leopoldo: Sinodal, 2019.

WOLFF, Elias. Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: compromisso das igrejas pela vida no planeta. Encontros Teológicos: revista da FACASC e do ITESC, Florianópolis, ano 30, n. 72, p. 13-25, 2015.

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Colet, R. de F. (2020). Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: (re)pensar(se) a(na) ação dialógica. Revista Encontros Teológicos, 35(3). https://doi.org/10.46525/ret.v35i3.1638