O Papa Francisco e a questão dos ministérios eclesiais

da pirâmide (invertida) a imagem do poliedro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v38i1.1789

Resumen

O papa Francisco, desde o início de seu pontificado, surpreende tanto com gestos simbólicos, quanto com expressões populares, tais como “Igreja em saída”, “pastor com cheiro das ovelhas”, “hospital de campanha”, “alzheimer espiritual” etc. A este conjunto de expressões, Francisco adicionou duas novas imagens para exemplificar nova sociedade e nova política, mas também as novas relações eclesiais que ele propõe: o poliedro e a pirâmide invertida. Enquanto o poliedro ressalta a diversidade, a pirâmide invertida coloca quem está no topo em posição de serviço e escuta do povo de Deus, procedendo, assim, uma “salutar descentralização” (EG, 16). Como assumir essa perspectiva depois de séculos em que a Igreja foi representada como uma pirâmide monárquica e hierárquica? Assim, este artigo objetiva aprofundar o sentido, significado e importância das imagens da pirâmide invertida e do poliedro na construção de uma Igreja ministerial. A relevância deste artigo consiste em apresentar a compreensão de uma Igreja toda ministerial a partir dos desdobramentos do Concílio Vaticano II, iluminando a partir das percepções do papa Francisco. Ademais, o debate sobre a questão da ministerialidade eclesial exige uma acurada reflexão teológica, pois o tema tem sido assumido como prioridade no pontificado do atual Pontífice.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Costa Pereira, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)

Possuo cursos superiores em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (2013) e Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (2017), especialização em Ciências da Religião pela Faculdade UnYleYa (2018) e especialização em Sagrada Escritura pelo Claretiano Centro Universitário ( 2016). Mestrando em Teologia Sistemática pela PUC/SP. Tenho experiência na área de Teologia, com ênfase em Tradições, Ministérios e Sagradas Escrituras.

Ney de Souza, PUC/SP

Pós-Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2012). Doutor em História Eclesiástica (Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, 1998). Mestre em História Eclesiástica (Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, 1995). Graduado em História (Centro Universitário Assunção, São Paulo, SP, 1992). Graduado em Teologia (Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP, 1988). Graduado em Filosofia (Centro Universitário Assunção, São Paulo, 1984). Docente do Programa de Estudos Pós-Graduação em Teologia da PUC-SP.

Publicado

2023-05-19

Cómo citar

Pereira, A. C., & de Souza, N. (2023). O Papa Francisco e a questão dos ministérios eclesiais: da pirâmide (invertida) a imagem do poliedro. Revista Encontros Teológicos, 38(1), 225–248. https://doi.org/10.46525/ret.v38i1.1789

Número

Sección

Artigos Diversos