Tematizando o eclesial e o ecumênico no roteiro da sinodalidade

Autores/as

  • Antonio de Lisboa Lustosa Lopes PUCSP
  • Julio Cezar Nascimento Morais PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v38i2.1790

Resumen

Aqui aduzimos uma pequena contribuição para a compreensão e o aprofundamento do tema da sinodalidade, dentro do contexto resgatado e provocado por Francisco com o convite urgente a uma conversão das estruturas eclesiais ao constitutivo eclesial da sinodalidade que viabilize e facilite a experiência da salvação, ao invés de serem entraves. Nesse sentido, o artigo procura explicitar a relação entre salvação e sinodalidade, e como esta decorre daquela como uma sua exigência. Assim, caminhar juntos, sentido básico da palavra sínodo, aparece como decorrência de uma unidade que é buscada e que é percebida como excelente meio viável para a realização humana, que é entendida aqui como o próprio significado da salvação. Além disso, nessa unidade, vai se percebendo que ela só se dá em meio a uma pluralidade. A comunidade é irreversível e a pluralidade que daí emerge se mostra irresistível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julio Cezar Nascimento Morais, PUCSP

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2020). Realizou sua iniciação científica com bolsa de fomento do PIBIC-CNPq, com o projeto intitulado "A esperança messiânica-escatológica como resistência aos dispositivos de dominação", sob orientação do Profº Dr. Pe. Edelcio Ottaviani. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa José Comblin (GPJC/PUC-SP), liderado também pelo Profº Dr. Pe. Edelcio Ottaviani. É mestrando em Teologia pela PUC-SP, com bolsa Capes.

Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Lustosa Lopes, A. de L., & Nascimento Morais, J. C. (2023). Tematizando o eclesial e o ecumênico no roteiro da sinodalidade. Revista Encontros Teológicos, 38(2). https://doi.org/10.46525/ret.v38i2.1790