O ser humano no transumanismo: elementos ético-antropológicos para um diálogo com a proposta cristã
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v35i3.1592Abstract
Os avanços científicos das pesquisas em biotecnologias somados aos avanços da Inteligência Artificial (AI) estão projetando cenários futuros nunca antes vistos pela história da humanidade. Surge o movimento transumanista que propõe o homem como autor e interventor da sua própria evolução. O projeto pós-humano é a meta do transumanismo procurando o bem estar e o melhoramento (enchancement) da espécie humana. Abrem-se diante deste cenário as discussões éticas, antropológicas, filosóficas e também teológicas sobre a moralidade de tais transformações, sobre o que é o ser humano, qual sua natureza e para onde se pretende chegar com o projeto pós-humano. O presente artigo elenca algumas definições e distinções básicas entre as propostas do transumanismo e da terapia, considerações sociais do melhoramento, o risco de uma nova eugenia e finalmente vai propor uma leitura da realidade em questão a partir da teologia cristã que também possui uma proposta de futuro para o ser humano, a partir da vida exemplar de Jesus de Nazaré.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAILY, Doug. Transhumanist Declaration, 1998. Disponível em: https://humanityplus.org/philosophy/transhumanist-declaration/.
BOSTROM, Nick. Valores Transhumanistas. Instituto Ética, Racionalidade e Futuro da Humanidade: 2005, p. 8-9. Disponível em: http://www.ierfh.org/br.txt/ValoresTranshumanistas2005.pdf.
CORREA, Rafael Murilo. Entenda o que é a quarta revolução industrial e quais seus impactos sociais. Blog Euax Consulting: 2018. Disponível em: Disponível em: https://euax.com.br/2018/06/quarta-revolucao-industrial-impactos/. Acesso em 16 out. 2019.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
FERRY, Luc. . A Revolução transumanista: entrevista concedida a Jorge Forbes para o prefácio da edição brasileira do livro A Revolução transumanista,In: INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA, 2018. Disponível em: http://www.ipla.com.br/conteudos/artigos/a-revolucao-transumanista/.
FIORO, Germano Rigotti. Bem-vindos à nova eugenia: o transhumanismo. Empório do Direito: 2019. Disponível em: https://emporiododireito.com.br/leitura/bem-vindos-a-nova-eugenia-o-transhumanismo.
HABERMAS, Jürgen. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Martins Fontes, 2004.
HAMMES, Érico. Transumanismo e Pós-humanismo: uma aproximação ético-teológica, Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 50, n. 3, 2018, p. 431-452.
https://euax.com.br/2018/06/quarta-revolucao-industrial-impactos/.
MIRANDA, Mario de França. A Salvação de Jesus Cristo: a doutrina da graça. (Theologica). 3. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
MOLTMANN, Jürgen. Trindade e o Reino de Deus: Uma contribuição para a teologia. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
PEARCE, David. As cinco razões pelas quais o transumanismo é capaz de eliminar o sofrimento, 2011. Disponível em: https://www.hedweb.com/transhumanism/cinco-razoes.html. Acesso em: 20 out. 2019.
PESSINI, Leo. Bioética e o futuro pós-humano. In: Teologia e ciências naturais: teologia da criação, ciências e tecnologia em diálogo. Eduardo R. da Cruz (Org.). São Paulo: Paulinas, 2011.
PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.
POST, Stephen G. (Org.). Encyclopedia of bioethics. 3. ed. New York, Macmillan Reference USA/Thompsom/Gale, 2004. Apud: CRUZ, Eduardo R. da (Org.) Teologia e ciências naturais: teologia da criação, ciências e tecnologia em diálogo. São Paulo, Paulinas, 2011.
RATZINGER, Joseph. Introdução ao Cristianismo: preleções sobre o Símbolo Apostólico com um novo ensaio introdutório. São Paulo: Loyola, 2005.
SALVETTI, Ésio Francisco. Em busca de normatizações políticas e jurídicas que limitem a eugenia liberal: um estudo a partir do pensamento habermasiano, FILOSOFAZER Revista do Instituto Superior de Filosofia Berthier, Passo Fundo, n. 33, 2008, p. 79-89.
WIKIPEDIA. Eugenia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eugenia. Acesso em: 20 out. 2019.
WIKIPEDIA. Segunda Guerra Mundial. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial. Acesso em: 23 out. 2019.