A Bíblia Hebraica e suas primeiras traduções
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v35i2.1611Abstract
O estudo aborda o tema da Bíblia Hebraica e suas traduções antigas, ou seja, para o aramaico e para o grego, tendo como objetivo apresentar ao estudante que está iniciando seu percurso no estudo da Bíblia alguns elementos, materiais e dados históricos que possam ajudá-lo a construir um ponto de partida em seus estudos. Pautado numa metodologia bibliográfica, o estudo propicia o conhecimento de alguns detalhes a respeito das traduções aramaicas e gregas da Bíblia Hebraica, como por exemplo as diferenças entre os vários Targuns (traduções aramaicas) e as diversas recensões da Bíblia grega ou Septuaginta. Além disso, apresenta algumas das características mais marcantes da escrita semítica que influenciam diretamente na interpretação do texto hebraico no momento que o exegeta se detém a estudá-lo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ENCHEGARY, Jose. et. al. A Bíblia e seu contexto. 2. ed. São Paulo: Ave Maria, 2000.
BARRERA, Julio Trebolle. A Bíblia judaica e a Bíblia Hebraica: introdução à história da Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOTTWALD, Norman. Introdução socioliterária à Bíblia Hebraica. São Paulo: Paulus, 1998.
HARRINGTON, Wilfrid. Chave para a Bíblia. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985.
KONINGS, Johan. A Bíblia, sua origem e sua leitura: Introdução ao estudo da Bíblia. 7ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MANNUCCI, Valério. Bíblia Palavra de Deus. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985.
SAVOCA, Gaetano. Profezia. In ROSSANO, Piero. – RAVASI, Gianfranco. – GIRLANDA, Antonio. Nuovo dizionario di teologia biblica, Cinisello Balsamo (Milano): Pauline, 1988, p. 1232-1247.
SANTOS, Antonio Macedo dos. A relação com Deus: uma reflexão sobre a Antiga e a Nova Aliança à luz de Jo 2,1-12. Rio Branco: Nepan, 2018.