Justiça – Misericórdia – Fidelidade - Diretrizes para a fraternidade segundo o Evangelho de Mateus
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v37i3.1739Abstract
A Campanha da Fraternidade/2023, promovida pela Igreja no Brasil, apresenta uma das principais características da prática de Jesus, segundo o Evangelho de Mateus: a partilha dos pães à multidão necessitada. Reflete, com muita probabilidade, a situação em que viviam as comunidades protagonistas deste Evangelho, pelo final do primeiro século. Neste artigo propõe-se a repercutir este provável contexto, bem como as diretrizes para novas relações sociais – justiça, misericórdia e fidelidade -, assumidas pelos participantes destas comunidades, à luz dos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Para aclarar melhor o alcance dessas diretrizes opta-se por uma das parábolas, exclusiva de Mateus – a dos operários da vinha -, a qual indica a necessária mudança de mentalidade tendo em vista a inclusão de todos no acesso aos recursos minimamente necessários para uma vida digna, condição sine qua non para a fraternidade no mundo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CARTER, Warren. O Evangelho de São Mateus: comentário sociopolítico e religioso a partir das margens. São Paulo: Paulus, 2002.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, art. 5º, in: http://www.planalto.gov.br › constituição, 1988.
CNBB. Ele está no meio de nós! O semeador do Reino: o Evangelho de Mateus. São Paulo: Paulus, 1998.
FELLER. Vitor Galdino. A revelação de Deus a partir dos excluídos. São Paulo: Paulus, 1995.
FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulus, 2020.
GALAZZI, Sandro. O evangelho de Mateus: uma leitura a partir dos pequenininhos. São Paulo: Fonte editorial & Aparecida: Santuário, 2013.
HARRIS, R. Laird et alii. Verbete: mishpat, in: Dicionário internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.
INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS - IHU. Brasil no mapa da fome, o desperdício e a economia circular - humanitas@unisinos.br – 26/06/22.
MACKENZIE, John L. Verbete: Fé, in: Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 4ª edição, 1978.
MAZZAROLO, Isidoro. A ética da sustentabilidade e da re-inclusão: uma leitura hermenêutica da Parábola dos trabalhadores da undécima hora (Mt 20,1-16), in: Revista Estudos Bíblicos, n. 117. Petrópolis: Vozes, 2013.
PAGOLA, José Antonio. Mateus: o caminho aberto por Jesus. Petrópolis: Vozes, 2013.
PEREIRA, Ney Brasil. Misericórdia, amor, bondade: a misericórdia que Deus quer, in: Revista Encontros Teológicos, n. 71. Fpolis: FACASC, 2015, pp 125-138.
STORNIOLO: Ivo. Como ler o Evangelho de Mateus: o caminho da justiça. Série “Como ler a Bíblia”. 5ª edição. São Paulo: Paulus, 1991.
VAN DEN BORN, A. Verbetes: Igreja, justiça, misericórdia e fidelidade, in: Dicionário enciclopédico da Bíblia. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 1977.
WEGNER, Uwe. Justiça para os desempregados: reflexões sobre Mt 20,1-15, in: Revista Estudos Bíblicos, n. 11. Petrópolis: Vozes, 1986.