A ideia de compaixão no capítulo II do Bhagavad-Gita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v37i3.1742

Resumo

O Senhor Krsna ensina a seu discípulo Arjuna um caminho pertinente à ação em meio à batalha. O estudo desse discipulado contextualiza-se em meio à leitura do capítulo II do Bhagavad-Gita. Uma palavra chamou atenção no diálogo de Krsna com Arjuna, a saber, o termo “compaixão”. Arjuna estava tomado de compaixão. Dessa forma, através de uma pesquisa bibliográfica, caracterizada por uma revisão de textos em Open Access, estaremos nos aproximando desse termo na sabedoria vedanta. Para tanto estaremos fundamentado nossa apresentação em alguns upanisads. Reconhecendo, portanto, uma dificuldade para a realização da mesma, mas que o ocorrido é valioso ao significado do termo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Alcleante Alexandre de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Filosofia Pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduado em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Pós-graduação latu sensu em Formação Humana - FAVI/IATES. Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. 

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

Alexandre de Sousa, M. A. (2022). A ideia de compaixão no capítulo II do Bhagavad-Gita. Revista Encontros Teológicos, 37(3). https://doi.org/10.46525/ret.v37i3.1742

Edição

Seção

Artigos Diversos