Os fundamentos teológicos da cultura e a imigração protestante na Colônia Dona Francisca no século XIX – Joinville - SC

Autores

  • Euler Renato Westphal Universidade da Região de Joinville
  • Roberta Barros Meira Univille
  • Daniele Claudia Miranda Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v39i3.1869

Resumo

Ao longo da história brasileira, diversas migrações europeias influenciaram a cultura e a educação no Brasil, com destaque para os imigrantes alemães que chegaram a partir de 1824 e se estabeleceram principalmente na região Sul. A tradição luterana dessas comunidades valorizava a conexão entre educação, cultura e trabalho. O artigo em questão tem como objetivo abordar aspectos da cultura dos imigrantes protestantes em Joinville (SC), numa perspectiva teológica. A metodologia utilizada foi a investigação documental e bibliográfica, concentrando-se na pesquisa dos textos de tradição protestante, de maneira especial Martinho Lutero e o protestantismo iluminista dos séculos XIX e XX, à medida que colocam luz sobre a cultura dos imigrantes protestantes em Joinville. Assim, busca-se pesquisar sobretudo o período de imigração, que se iniciou em 1851 e se estendeu até o começo do século XX. Consideramos que nesse período em Joinville havia as duas grandes vertentes teológicas que também existiam na Europa central, os protestantes de pensamento pietista e o protestantismo inserido no contexto iluminista. O iluminismo é fruto do protestantismo, que deu forma ao processo de secularização. Vemos que o protestantismo e a modernidade com sua proposta de secularização são processos que se condicionam. Esses mútuos condicionamentos são fundamentais nas expressões da cultura ocidental e na ideia do progresso econômico, que também se tornaram visíveis em Joinville.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euler Renato Westphal, Universidade da Região de Joinville

Professor titular da universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e docente permanente no Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade PPGPCS. Possui graduação em Teologia, Bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia - São Leopoldo RS (2006) e doutorado em Teologia pela Faculdade EST (1997). Estudou no Theologisches Seminar St Chrischona (1978-1982). Atualmente é pesquisador - Univille -Joinville - SC e Friedrich-Schiller-Universität Jena, professor titular da Universidade da Região de Joinville e professor da Faculdade Luterana de Teologia, São Bento do Sul-SC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, memória, sociedade, patrimônio cultural e religião, confessionalidade luterana e teologia protestante, patrimônio cultural e sociedade e a secularização e o sagrado.Após longo e complexo processo interno na Universidade Friedrich Schiller, Jena, Alemanha, em 05 de dezembro de 2023, em cerimônia no salão nobre da universidade, "Rosensäle", foi conferido o título Doutor Honoris Causa (Dr. h.c.). Ver publicação da Uni-Jena: https://www.uni-jena.de/ehrendoktor-westphal

Roberta Barros Meira, Univille

Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Universidade da Região de Joinville (2016) e pela Universidad Nacional de Tucumán-Argentina (2022) Professora Adjunta do curso de História e do Programa em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville - Univille. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre circulação de saberes, natureza e agricultura (CANA). Coordenadora do NEAB- Univille (2021-2022). Vice-coordenadora do GT Patrimônio Cultural da ANPUH-SC (2020). Editora da Revista História e Economia e Coeditora da Revista Confluências Culturais. Integra o grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos, coordenado pelo professor Orlando de Barros (UERJ) e Thiago Mourelle (Arquivo Nacional) e o Grupo de pesquisa Cultura e Sustentabilidade (CULTS), coordenado pela professora Mariluci Neis Carelli. Integrante da Comissão Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC CNPQ da Univille), da comissão de Acervo do Laboratório de História Oral (LHO), da Comissão de Estágio e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de História e da Comissão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq. Tem experiência na área de História do Brasil e da Argentina, com estudos no campo da história ambiental, história agrária, patrimônio ambiental, paisagem cultural e literatura.

Daniele Claudia Miranda, Universidade da Região de Joinville

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE; Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE; Licenciada em Pedagogia pela UFPR; Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico com habilitação para docência nas diversas etapas de ensino pela UFPR. Projetos desenvolvidos: docente responsável pela capacitação de Professores Alfabetizadores do Programa do Governo Federal "Alfabetização Solidária"; docente responsável pela capacitação de professores do Vale do Ribeira/PR; supervisora da região sul do Brasil do programa do Governo Federal - Projovem; bolsista de Projetos desenvolvidos pelo PPGE em Programas de extensão da UFPR. Docente concursada no Município de Curitiba/PR com educação infantil e ensino fundamental de 2006/2010; Coordenadora Pedagógica da Rede Particular de Ensino em Ji-Paraná/RO 2012/2016. Bolsista CAPES 2020/2022 do Mestrado em Educação. Bolsista FAPESC 2022 do Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade.

Downloads

Publicado

11-12-2024

Como Citar

Westphal, E. R., Barros Meira, R., & Miranda, D. C. (2024). Os fundamentos teológicos da cultura e a imigração protestante na Colônia Dona Francisca no século XIX – Joinville - SC. Revista Encontros Teológicos, 39(3). https://doi.org/10.46525/ret.v39i3.1869