Temas e propostas para a catequese permanente no ano jubilar

Autores

  • Paulo Stippe Schmitt

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v39i3.1909

Resumo

O jubileu que será celebrado em 2025 coloca toda a Igreja em festa e diz respeito a todas as dinâmicas da comunidade eclesial, incluindo a catequese. Esta reflexão aponta pistas para o fazer catequético no ano jubilar, especialmente no campo da catequese permanente, que atinge toda a comunidade. A primeira parte deste artigo aponta para o contexto bíblico e histórico do jubileu, seu valor teológico e simbólico, sempre em relação com o modo como a catequese pode se valer destes elementos para organizar caminhos de formação nas comunidades, evidenciando temas como a alegria, o sacramento da Reconciliação, as peregrinações. Num segundo momento, após breve reflexão sobre o tema da esperança, seguindo o lema do jubileu 2025, oferece-se algumas pistas de ação às comunidades e aos catequistas para que se experimente com maior profundidade o ano santo. Sugerem-se momentos formativos teórico-práticos que, em forma de eventos ou de caminhos de formação continuada de tipo bíblico, doutrinal, celebrativo e caritativo, possibilitem aos membros da comunidade uma frutuosa experiência jubilar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Stippe Schmitt

Mestre em Catequética (Pontifícia Universidade Salesiana, Roma, 2023). Especialista em Catequese - Iniciação à Vida Cristã (Faculdade Católica de Santa Catarina, Florianópolis, 2018). Bacharel em Filosofia (Faculdade São Luiz, Brusque, 2012), Teologia (Faculdade Católica de Santa Catarina, Florianópolis, 2016) e Catequética (Pontifícia Universidade Salesiana, Roma, 2022). Doutorando em Catequética na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS - Roma). Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis.

Downloads

Publicado

11-12-2024

Como Citar

Schmitt, P. S. (2024). Temas e propostas para a catequese permanente no ano jubilar. Revista Encontros Teológicos, 39(3). https://doi.org/10.46525/ret.v39i3.1909