Projeto de vida na formação à vida religiosa consagrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v38i2.1801

Resumo

Um plano de vida ajuda a separar o joio do trigo, entender o que é importante e o que não é. Conhecer e entender sua missão é necessário para criar um projeto de vida. O projeto de vida na formação a Vida Religiosa Consagrada é um processo metodológico que visa o autoconhecimento e o crescimento do formando. Aprender a cultivar essa prática é tornar a vida mais virtuosa a partir das inferências planejar, executar, interferir e avaliar. O artigo, tem como objetivo discutir o projeto de vida em um público bem especifico, a saber, na Vida Religiosa Consagrada. Dessa forma, ele se apresenta em duas partes, uma diz respeito as dimensões da pessoa humana e a outra a construção do projeto de vida. Quando falamos em dimensões humanas pensamos em sua integração. Não é possível afirmar apenas um ou outra, mas de forma linear valorizar a todas. Para a construção do projeto de vida, é bem fundante o texto Evangelização da juventude - Doc. 85 CNBB: Desafios e perspectivas pastorais. Como conclusão, o projeto de vida contribui para que o formador acompanhe a caminha dos formandos. Proporciona a efetivação de sonhos e aptidões dos candidatos, favorecendo a ordem/ congregação/ comunidade e a própria igreja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Marcel Alcleante Alexandre de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Filosofia Pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduado em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Pós-graduação latu sensu em Formação Humana - FAVI/IATES. Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. 

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Alexandre de Sousa, M. A. (2023). Projeto de vida na formação à vida religiosa consagrada . Revista Encontros Teológicos, 38(2). https://doi.org/10.46525/ret.v38i2.1801

Edição

Secção

Artigos Principais (Dossiê)