O brincar e sua função no desenvolvimento cognitivo: Uma resposta ao desafio proposto pela Campanha da Fraternidade 2022

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DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v37i2.1721

Abstract

A Campanha da Fraternidade de 2022 aprofunda o estudo sobre a Educação. O tema da campanha é “Fraternidade e Educação” e o Lema é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Quer-se neste trabalho realizar uma aproximação da função do brincar na construção de uma personalidade que possa crescer em estatura, idade e sabedoria. Quando falamos de educação de crianças, especialmente a primeira infância, falamos também da força pedagógica que exerce sobre sua formação o brincar, a fantasia e os jogos. Assim, este artigo trata da função do brincar na vida da criança e seu impacto no desenvolvimento cognitivo, da potência do brincar na estruturação da personalidade e na dinâmica própria do processo de maturação da criança por meio do lúdico. O método utilizado foi o bibliográfico, procurando resumir, analisar e discutir informações já publicadas referentes ao assunto. Assim, durante a evolução das ideias apresentadas quer-se construir um conceito que seja referente à importância do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento do intelecto da criança, bem como de sua vida emocional e social. Quer-se também ressaltar a importância do lúdico nos espaços escolares, a preparação dos docentes, sua relação com as crianças e o impacto da brincadeira e dos jogos na formação da personalidade das crianças fazendo jus à proposta da Campanha da Fraternidade 2022.

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Autor/innen-Biografie

Alexandre Borges

Mestre em Teologia Moral (Academia Alfonsiana, Pontifícia Academia Lateranense, Roma, Itália, 2008). Pós-graduado em Direito Matrimonial (FAJE, Belo Horizonte, 2006). Bacharel em Teologia, Faculdade de Teologia da Companhia de Jesus, Belo Horizonte, realizado no ITESC (atual FACASC, 2004). Curso em Filosofia (IFITEME, Ponta Grossa, PR, 1999). Professor de Filosofia e Ensino religioso nas escolas: Rogacionista, Cristo Rei e SATC. Coordenador de Pastoral, Colégio Marista, Criciúma; Graduado em Psicologia (ESUCRI, Criciúma, 2019).

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Veröffentlicht

2022-08-31

Zitationsvorschlag

Borges, A. (2022). O brincar e sua função no desenvolvimento cognitivo: Uma resposta ao desafio proposto pela Campanha da Fraternidade 2022. Revista Encontros Teológicos, 37(2). https://doi.org/10.46525/ret.v37i2.1721

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Artigos Diversos