O brincar e sua função no desenvolvimento cognitivo: Uma resposta ao desafio proposto pela Campanha da Fraternidade 2022
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v37i2.1721Abstract
A Campanha da Fraternidade de 2022 aprofunda o estudo sobre a Educação. O tema da campanha é “Fraternidade e Educação” e o Lema é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Quer-se neste trabalho realizar uma aproximação da função do brincar na construção de uma personalidade que possa crescer em estatura, idade e sabedoria. Quando falamos de educação de crianças, especialmente a primeira infância, falamos também da força pedagógica que exerce sobre sua formação o brincar, a fantasia e os jogos. Assim, este artigo trata da função do brincar na vida da criança e seu impacto no desenvolvimento cognitivo, da potência do brincar na estruturação da personalidade e na dinâmica própria do processo de maturação da criança por meio do lúdico. O método utilizado foi o bibliográfico, procurando resumir, analisar e discutir informações já publicadas referentes ao assunto. Assim, durante a evolução das ideias apresentadas quer-se construir um conceito que seja referente à importância do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento do intelecto da criança, bem como de sua vida emocional e social. Quer-se também ressaltar a importância do lúdico nos espaços escolares, a preparação dos docentes, sua relação com as crianças e o impacto da brincadeira e dos jogos na formação da personalidade das crianças fazendo jus à proposta da Campanha da Fraternidade 2022.
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Literaturhinweise
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