O brincar e sua função no desenvolvimento cognitivo: Uma resposta ao desafio proposto pela Campanha da Fraternidade 2022
DOI :
https://doi.org/10.46525/ret.v37i2.1721Résumé
A Campanha da Fraternidade de 2022 aprofunda o estudo sobre a Educação. O tema da campanha é “Fraternidade e Educação” e o Lema é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Quer-se neste trabalho realizar uma aproximação da função do brincar na construção de uma personalidade que possa crescer em estatura, idade e sabedoria. Quando falamos de educação de crianças, especialmente a primeira infância, falamos também da força pedagógica que exerce sobre sua formação o brincar, a fantasia e os jogos. Assim, este artigo trata da função do brincar na vida da criança e seu impacto no desenvolvimento cognitivo, da potência do brincar na estruturação da personalidade e na dinâmica própria do processo de maturação da criança por meio do lúdico. O método utilizado foi o bibliográfico, procurando resumir, analisar e discutir informações já publicadas referentes ao assunto. Assim, durante a evolução das ideias apresentadas quer-se construir um conceito que seja referente à importância do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento do intelecto da criança, bem como de sua vida emocional e social. Quer-se também ressaltar a importância do lúdico nos espaços escolares, a preparação dos docentes, sua relação com as crianças e o impacto da brincadeira e dos jogos na formação da personalidade das crianças fazendo jus à proposta da Campanha da Fraternidade 2022.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: 19 abril 2022.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação, Moderna, 3ª Edição, São Paulo, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BROUGERE, Gilles. Brinquedo e cultura. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2004.
CNBB. Documento-base da Campanha da Fraternidade de 2022. Edições CNBB, Brasília, 2022.
CHAPARÈDE, E. Psicologia da criança e pedagogia experimental. São Paulo: Do Brasil, 1956.
COHN, Clarice. Antropologia da criança, Jorge ZAHAR Editor, Rio de Janeiro, 2005.
FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira, Jogo, brinquedo e cultura na Educação Infantil, Cidade Futura, Florianópolis, SC, 2000.
FERREIRO, E. Atualidade de Jean Piaget. Art Med, Porto Alegre, 2003.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª edição, Cortez, São Paulo, 1999.
LENVAL, Helena Lubienska, A educação do homem consciente, Desenvolvimento físico, psíquico e espiritual, Vide Editorial, Campinas, SP, 2014.
OAKLANDER, Violet, Descobrindo Crianças, A abordagem gestáltica com crianças e adolescentes, Summus Editorial, São Paulo, 1980.
RIZZI, L.; HAYDT, R. C. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Ática, 2001.