Infopastoral: uma pastoral profética e missionária na era digital

Desafios e reflexões sobre a ação pastoral em uma sociedade tecnológica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v39i1.1865

Abstract

Este estudo aborda os desafios enfrentados pela Igreja Católica, e por todos os cristãos enquanto batizados e membros do Povo de Deus, diante da crescente influência das tecnologias de comunicação e informação na sociedade contemporânea. Diante do interesse cada vez maior na compreensão dos impactos do uso excessivo das mídias digitais no ser humano, bem como dos questionamentos sobre a adequação da ação pastoral nesse contexto vital, o artigo investiga os desafios, possibilidades e posicionamentos da Igreja na esfera digital. Uma proposta inovadora é apresentada: a Infopastoral, uma abordagem que busca responder às demandas contemporâneas de forma eficaz e relevante. Este estudo é significativo porque contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel profético que os cristãos precisam desempenhar na sociedade contemporânea, sendo "sal e luz" no mundo, atuando como profetas e promotores de uma sociedade onde os valores do Evangelho prevaleçam sobre os interesses mercadológicos. Optou-se pela metodologia "ver, julgar e agir" pela necessidade de se produzir uma análise pastoral contextualizada. A escuta e exame dos "sinais dos tempos", conforme proposto pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, são fundamentais para esta reflexão, destacando a necessidade de compreender a realidade histórica em que se vive como ponto de partida essencial para uma boa prática pastoral.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Andréia Durval Gripp Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Teologia Sistemática-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com a tese "Infopastoral: diálogo entre fé e cultura digital. Uma análise a partir de documentos do Magistério da Igreja" (Rio de Janeiro - 2022). Autora dos livros "Vocação à Santidade", pelas Edições Shalom (Fortaleza - 2022); e "Infopastoral: O agir pastoral numa sociedade em transformação", pela Editora Paulus (São Paulo - 2023). É professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, no setor de Cultura Religiosa. Mestra em Teologia Sistemática-Pastoral pela PUC-Rio, com o tema "A Igreja diante da cultura midiática digital: Desafios, caminhos e perspectivas" (Rio de Janeiro - 2017). Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro - 1991); graduação em Teologia pela PUC-Rio (Rio de Janeiro - 2014); e curso de extensão em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - 2008). Linha de Pesquisa: Fé e Cultura. Desenvolve pesquisas na área de Teologia e Comunicação, com ênfase em Teologia Pastoral, Cultura Digital e Comunicação Social. ÁREAS DE INTERESSE: Teologia Sistemática-Pastoral; Teologia Prática; Comunicação Social; Jornalismo; Cultura; Cultura Digital; Ciências da Religião.

Pubblicato

2024-05-09

Come citare

Durval Gripp Souza, A. (2024). Infopastoral: uma pastoral profética e missionária na era digital : Desafios e reflexões sobre a ação pastoral em uma sociedade tecnológica. Revista Encontros Teológicos, 39(1). https://doi.org/10.46525/ret.v39i1.1865

Fascicolo

Sezione

Artigos Principais (Dossiê)