Infopastoral: uma pastoral profética e missionária na era digital

Desafios e reflexões sobre a ação pastoral em uma sociedade tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v39i1.1865

Resumo

Este estudo aborda os desafios enfrentados pela Igreja Católica, e por todos os cristãos enquanto batizados e membros do Povo de Deus, diante da crescente influência das tecnologias de comunicação e informação na sociedade contemporânea. Diante do interesse cada vez maior na compreensão dos impactos do uso excessivo das mídias digitais no ser humano, bem como dos questionamentos sobre a adequação da ação pastoral nesse contexto vital, o artigo investiga os desafios, possibilidades e posicionamentos da Igreja na esfera digital. Uma proposta inovadora é apresentada: a Infopastoral, uma abordagem que busca responder às demandas contemporâneas de forma eficaz e relevante. Este estudo é significativo porque contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel profético que os cristãos precisam desempenhar na sociedade contemporânea, sendo "sal e luz" no mundo, atuando como profetas e promotores de uma sociedade onde os valores do Evangelho prevaleçam sobre os interesses mercadológicos. Optou-se pela metodologia "ver, julgar e agir" pela necessidade de se produzir uma análise pastoral contextualizada. A escuta e exame dos "sinais dos tempos", conforme proposto pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, são fundamentais para esta reflexão, destacando a necessidade de compreender a realidade histórica em que se vive como ponto de partida essencial para uma boa prática pastoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Andréia Durval Gripp Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Teologia Sistemática-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com a tese "Infopastoral: diálogo entre fé e cultura digital. Uma análise a partir de documentos do Magistério da Igreja" (Rio de Janeiro - 2022). Autora dos livros "Vocação à Santidade", pelas Edições Shalom (Fortaleza - 2022); e "Infopastoral: O agir pastoral numa sociedade em transformação", pela Editora Paulus (São Paulo - 2023). É professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, no setor de Cultura Religiosa. Mestra em Teologia Sistemática-Pastoral pela PUC-Rio, com o tema "A Igreja diante da cultura midiática digital: Desafios, caminhos e perspectivas" (Rio de Janeiro - 2017). Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro - 1991); graduação em Teologia pela PUC-Rio (Rio de Janeiro - 2014); e curso de extensão em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - 2008). Linha de Pesquisa: Fé e Cultura. Desenvolve pesquisas na área de Teologia e Comunicação, com ênfase em Teologia Pastoral, Cultura Digital e Comunicação Social. ÁREAS DE INTERESSE: Teologia Sistemática-Pastoral; Teologia Prática; Comunicação Social; Jornalismo; Cultura; Cultura Digital; Ciências da Religião.

Publicado

2024-05-09

Como Citar

Durval Gripp Souza, A. (2024). Infopastoral: uma pastoral profética e missionária na era digital : Desafios e reflexões sobre a ação pastoral em uma sociedade tecnológica. Revista Encontros Teológicos, 39(1). https://doi.org/10.46525/ret.v39i1.1865

Edição

Secção

Artigos Principais (Dossiê)