Da “Pedagogia das pedras” à “Pedagogia da vida”

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DOI:

https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1681

Resumen

O presente ensaio objetiva reverberar provocações a partir das provocações pedagógicas de Jesus relatadas em Jo 8, 1-11, à luz das reflexões presentes no Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) de 2022, cujo tema é Fraternidade e Educação. O que está em jogo não é uma análise exegética da perícope bíblica ou do Texto-Base da CF nem uma exposição exaustiva dos seus detalhes. A pretensão é mais simples, mas não menos importante. Se gerar o desejo de ida aos próprios textos aqui tomados como referência, se contribuir para problematizar o fenômeno educacional em seus fundamentos antropológicos, para compreender a pedagogia como mistagogia e, quiçá, inspirar práticas pedagógicas de vida, então esse artigo terá alcançado alguma valia. Na verdade, o texto a ser lido aqui é o da ação pedagógica de Jesus e os efeitos de sua pedagogia-mistagogia na vida das pessoas com quem Ele se encontrou.

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Biografía del autor/a

Elvis Rezende Messias, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campanha). Doutorando em Educação (Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, SP, 2021). Mestre em Educação (Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, Alfenas, MG, 2016). Licenciado em Filosofia (Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Campanha, MG, 2012). Especialista em Filosofia (Centro Universitário Claretiano – CEUCLAR, Batatais, SP, 2014). Bacharelando em Teologia (Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, MS, 2018). Especialização em andamento em Doutrina Social da Igreja (Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO, Goiânia, GO, 2020). Membro do GRUPEFE – Grupo de Pesquisa em Filosofia da Educação (CNPq, UNINOVE).

Jean Poul Hansen, Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA)

Presbítero da Diocese da Campanha, MG. Docente na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA), MG. Mestre em Teologia Dogmática (Universidad Pontificia de Salamanca – Espanha, 2014). Especialista em Origens do Cristianismo (Estúdio Teológico Agostiniano de Valladolid – Espanha, 2013). Especialização em andamento em Doutrina Social da Igreja (Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO, Goiânia, GO, 2020). Bacharel em Teologia (Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, MG, 2004). Bacharel em Filosofia (Instituto São Bento de Filosofia – Mosteiro São Bento de São Paulo, SP, 1997).

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Publicado

2021-12-07

Cómo citar

Messias, E. R., & Hansen, J. P. (2021). Da “Pedagogia das pedras” à “Pedagogia da vida”. Revista Encontros Teológicos, 36(3). https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1681

Número

Sección

Artigos Principais (Dossiê)