Da “Pedagogia das pedras” à “Pedagogia da vida”
DOI:
https://doi.org/10.46525/ret.v36i3.1681Abstract
O presente ensaio objetiva reverberar provocações a partir das provocações pedagógicas de Jesus relatadas em Jo 8, 1-11, à luz das reflexões presentes no Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) de 2022, cujo tema é Fraternidade e Educação. O que está em jogo não é uma análise exegética da perícope bíblica ou do Texto-Base da CF nem uma exposição exaustiva dos seus detalhes. A pretensão é mais simples, mas não menos importante. Se gerar o desejo de ida aos próprios textos aqui tomados como referência, se contribuir para problematizar o fenômeno educacional em seus fundamentos antropológicos, para compreender a pedagogia como mistagogia e, quiçá, inspirar práticas pedagógicas de vida, então esse artigo terá alcançado alguma valia. Na verdade, o texto a ser lido aqui é o da ação pedagógica de Jesus e os efeitos de sua pedagogia-mistagogia na vida das pessoas com quem Ele se encontrou.Downloads
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